Com uma vitória conquistada com alguma dificuldade, mesmo em São Januário, o Vasco bateu o Bangu por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (9), pela última rodada do Campeonato Carioca. Dessa forma, o time manteve sua invencibilidade em São Januário no Estadual e, de quebra, garantiu a segunda posição na Taça Guanabara, com os mesmos 23 pontos do Flamengo. O Rubro-Negro, aliás, será o adversário vascaíno na semifinal, com vantagem de dois resultados iguais para o clube de São Januário. O Bangu, nono colocado, com 12 pontos, ficou fora até da Taça Rio. Gabriel Pec e Pedro Raul marcaram os gols do jogo.
Primeiro tempo
A partida começou com uma ‘blitz’ do Vasco para cima do Bangu. O primeiro gol, então, saiu logo aos quatro minutos. Em lateral batido por Paulo Victor, a bola viajou até a área, Carlos Eduardo cortou mal e Gabriel Pec aproveitou para cabecear e fazer 1 a 0. O time da casa prosseguiu em cima, tentando aumentar a vantagem, mas uma cabeçada de Puma Rodríguez passou apenas perto da trave. Depois da parada técnica, o Bangu saiu de trás e começou a levar mais perigo. Saulo cruzou para Gabryel Martins, que bateu para boa defesa de Léo Jardim. Mas o Vasco teve suas chances de aumentar, primeiro em chute bloqueado de Jair, e depois em pênalti duvidoso, marcado sobre Paulo Victor. Na cobrança, Alex Teixeira bateu e Matheus Santillo defendeu.
Segundo tempo
Depois do intervalo, Gabriel Pec quase marcou de forma muito parecida com o primeiro gol, mas bateu para fora. Com o Vasco já garantido na semifinal, o jogo caiu de ritmo e o próprio Bangu não se encontrava para levar perigo à baliza cruz-maltina. A melhor chance até então veio em chute fraco de Luís Felipe, que Léo Jardim pegou. Posteriormente, Kevin também assustou, cabeceando para fora. Mas a melhor chance banguense veio em disparo de Gabryel, defendido por Léo e que ainda bateu no travessão. Mas a reação parou por aí, quando Adsson foi expulso e facilitou o trabalho vascaíno. Pedro Raul e Figueiredo ainda perderam boas chances, mas o gol da vitória saiu nos acréscimos. Nenê bateu escanteio fechado e Pedro Raul cabeceou para fechar o marcador.
VASCO 2×0 BANGU – 11ª rodada do Campeonato Carioca
Data e horário: 09/03/2023, às 19h30 (de Brasília)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Capasso, Anderson Conceição (Zé Vitor, 20’/2ºT) e Paulo Victor; Rodrigo, Andrey Santos (Marlon Gomes, 18’/2ºT) e Jair (Barros, 35’/2ºT); Gabriel Pec (Figueiredo, 18’/2ºT), Pedro Raul e Alex Teixeira (Nenê, 18’/2ºT). Técnico: Maurício Barbieri.
BANGU: Matheus Santillo; Carlos Eduardo, Saulo (Renê Júnior, 25’/2ºT), Patrick (Renatinho, intervalo) e Gabriel Feliciano; Liberato (Kevin, 14’/2ºT), Adsson, Samuel (Rochinha, intervalo) e Edinho; Gabryel Martins e Luis Felipe (João Victor, 34’/2ºT). Técnico: Felipe.
Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano
Assistentes: Rafael Sepeda de Souza e Wallace Muller Barros
Cartões amarelos: Gabriel Pec, Paulo Victor (VAS); Liberato, Adsson (BAN)
Cartão vermelho: Adsson, 28’/2ºT (BAN)
Gols: Gabriel Pec, 4’/1ºT (1-0); Pedro Raul, 46’/2ºT (2-0) (Jogada 10)