A Federação Paulista decidiu nesta segunda-feira suspender por tempo indeterminado o fotógrafo Raul Ramos dos jogos organizados pela entidade. No último domingo, na vitória do São Paulo sobre o Botafogo-SP por 3 a 1, em Ribeirão Preto (SP), pelo Campeonato Paulista, o profissional aparece colocando o pé para Galoppo, do Tricolor, cair após a comemoração de um dos gols do time.

O argentino tinha ido comemorar em frente à torcida rival, o que causou revolta nas arquibancadas e gerou confusão com os jogadores botafoguenses. Galoppo recebeu cartão amarelo e, quando voltava ao campo, em meio ao tumulto, tropeçou no pé do fotógrafo Raul Ramos.

Nas imagens, Ramos pede desculpas ao argentino e é questionado pelo atacante Luciano na sequência. Segundo o fotógrafo, ele não teve intenção de atingir nenhum jogador do São Paulo.

– Ele [Luciano] só perguntou o que eu tinha feito, e eu pedi desculpas porque tinha acertado alguém sem querer. Quando percebi que eles iam passar ali, e com a confusão, resolvi ir mais para trás e só levantei o pé justamente para não acertar ninguém, porque percebi que todos estavam vindo em minha direção. A impressão que dá é que quis chutar algum jogador, mas foi justamente o contrário, tanto que no mesmo instante quando percebi, já pedi desculpas – disse Raul Ramos.

O fotógrafo costuma fazer trabalhos nos jogos em Ribeirão Preto e, naquele momento, estava em serviço pela Federação Paulista de Futebol (FPF), inclusive. Segundo Ramos, ele também tirou fotos para o atacante David, do São Paulo, na partida contra o Botafogo.

Raul Ramos passará também por um processo na Arfoc-SP, a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do estado de São Paulo. (GE)