Medicina, Direito, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Pedagogia, Agronomia e Serviço Social, entre outros, estão no rol de cursos que tiveram mato-grossenses aprovados, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E o que eles têm, em comum? Todos participaram do curso preparatório gratuito “Além Mato Grosso”.
Ao todo, 88 estudantes que se inscreveram e participaram das aulas de reforço foram aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção unificada (SISU), em Universidades Federais e Estaduais de Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Sul e Paraná.
O Além Mato Grosso proporcionou 600 horas/aula, com especialistas, em todas as áreas do conhecimento, desde julho de 2022, preparando os estudantes para o Enem. Para além das aulas, foram disponibilizadas apostilas, realizados simulados, plantões tira dúvidas, e correção das provas do ENEM.
As aulas de reforço gratuitas foram destinadas especialmente aos alunos que cursaram o 2º e o 3º ano do Ensino Médio, em 2022, em escola pública ou bolsistas em escola particular.
O gestor do curso preparatório, professor Sérgio Cintra avalia que o Enem exige alunos com capacidade crítica e dedicação, e parabeniza os aprovados. “O resultado do esforço é o acesso à universidade”, observou Cintra.
O professor ainda pede atenção dos estudantes aos prazos, pois as matrículas devem ser efetivadas entre os dias 02 e 08 de março. Enquanto os que ainda não garantiram uma vaga, devem confirmar a participação na lista de espera até o dia 08 de março. E a partir do dia 13 de março, acontece a convocação dos candidatos em lista de espera.
Eixos de trabalho
Realizado pela Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), com apoio institucional da Assembleia Legislativa, por meio de emenda impositiva do ex-deputado estadual Allan Kardec, o Além Mato Grosso foi realizado em dois eixos.
Sendo o primeiro, o cursinho pré-vestibular (ENEM) gratuito, com material pedagógico gratuito, ministrado por docentes com larga experiência na docência, abrangendo todas as disciplinas que compõem o atual formato do ENEM, sob a gestão do professor Sérgio Cintra. E o segundo, foi a capacitação presencial e no formato EAD (Ensino à Distância) de professores da rede pública do Estado de Mato Grosso para o Novo Ensino Médio e todas suas especificidades, este sob a gestão do professor Edu Neto.