O Ituano passeou no estádio Novelli Júnior, venceu o Santos por 3 a 0 na tarde deste domingo e foi do quase rebaixamento à classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista – o Peixe, por sua vez, precisava só do empate para avançar e acabou eliminado na fase de grupos pelo terceiro ano seguido. O zagueiro Joaquim (ex-Cuiabá) teve uma atuação desastrosa e falhou nos dois primeiros gols do Ituano.
O Galo de Itu marcou com Claudinho, Gabriel Barros e Quirino, escapando da degola e avançando para enfrentar o Corinthians na próxima etapa do torneio. O Peixe, apático e sem qualquer poder de reação, não se animou nem com a vitória do São Paulo sobre o Botafogo-SP – que daria ao time de Odair Hellmann a chance de se classificar com um simples empate. Em campo, porém, o Ituano jogou como uma decisão. O Santos, como mais uma rodada de um time que custa a se encontrar.
Como fica?
A vitória leva o Ituano aos 12 pontos, suficientes para a classificação em segundo lugar no Grupo C – o rival das quartas de final será o Corinthians. O Santos, com 14, termina em terceiro no Grupo A e com a mesma pontuação do Botafogo, que se classificou pelo número de vitórias.
Primeiro tempo
Foi um primeiro tempo irreconhecível (ou nem tanto) do Santos, e o Ituano não tinha nada a ver com isso – inclusive soube aproveitar muito bem a falta de organização do rival. O Peixe até começou assustando, num chute de Lucas Lima que bateu na rede pelo lado de fora, mas cometeu erros demais na marcação. O Ituano teve liberdade nas costas dos volantes e ainda contou com falhas individuais para abrir vantagem – o Galo de Itu fez o primeiro gol com Claudinho, após lambança de Joaquim dentro da área.
Depois, Paulo Victor teve duas boas chances livre dentro da área, mas em ambas chutou à esquerda da trave de João Paulo. No fim, o Ituano foi premiado pela insistência: Eduardo Person deu belo passe, Joaquim falhou de novo, e Gabriel Barros ficou sozinho para concluir e fazer o 2 a 0.
Segundo tempo
O Santos voltou com três alterações: Nathan, Ivonei e Daniel Ruiz entraram, mas não mudaram o panorama do jogo. Apático e jogando como se não estivesse decidindo o futuro no Paulistão, o Peixe foi presa fácil demais para o Ituano, que marcou o terceiro com Quirino, sem dificuldades, e só não goleou porque não quis. O fim de jogo foi sintomático: torcedores do Santos indo embora do Novelli Júnior já por volta dos 30 minutos, e torcedores do Ituano gritando “olé”.