O jornalista Márcio Guedes morreu na noite desta sexta-feira (3/3), aos 76 anos, no Rio de Janeiro. Ele tinha câncer e estava internado. Márcio Guedes trabalhou durante mais de 50 anos no jornalismo esportivo,  em televisão e na mídia impressa. Assim, em TV passou pela Globo, Bandeirantes, Manchete (hoje extinta), Bandeirantes, ESPN e TV Brasil. Além disso, Márcio também participou de mesas redondas sobre futebol na TVE.

Ao longo da carreira, Márcio marcou presença em diversas coberturas. Entre elas, a Copa do Mundo da Espanha, em 1982, ao lado do então locutor Luciano do Valle.  Márcio também comentou jogos ao lado de Galvão Bueno.  Na Manchete, Márcio Guedes formou um núcleo de jornalismo esportivo que reuniu grandes nomes. Afinal, ali estavam Paulo Stein, Alberto Leo e João Saldanha. Ali ele cobriu as Copas do Mundo de 1986 e 1990, entre outros eventos. Depois, na ESPN, Márcio atuou no programa “Linha de Passe”, com Juca Kfouri, Paulo Vinícius Coelho, José Trajano e Tostão, entre outros.

Começo na imprensa escrita

A carreira profissional de Márcio começou na imprensa escrita. Afinal, nos anos 1970, ele trabalhou no Jornal do Brasil, convivendo com outros nomes que se tornariam emblemáticos no jornalismo esportivo. Entre eles, Sandro Moreyra, Oldemário Touguinhó, José Trajano e Paulo César Vasconcellos. Ao longo da trajetória, Márcio teve colunas nos jornais O Globo, O Dia e Jornal do Brasil.

Márcio Guedes era torcedor declarado do Botafogo – Divulgação

Torcedor declarado do Botafogo

Seu último trabalho foi na TV Brasil. Ele era comentarista no programa “No Mundo da Bola” ao lado de Sérgio du Bocage. Torcedor do Botafogo, o jornalista deve ser velado no salão velado no salão nobre do clube, de acordo com a Rádio Tupi. (GE)