O Campeonato Mato-grossense de Futebol 2023 definiu o semifinalista, as últimas vagas para a segunda fase e o último rebaixado na rodada da tarde deste sábado (4) que teve cinco jogos simultâneos na capital e no interior. Na capital, o Dom Bosco empatou em 1 gol no Dutrinha e atrapalhou os sonhos do Mixto que acabou ficando pelo caminho. O Alvinegro foi salvo do rebaixamento pelo Cuiabá que derrotou o Cacerense no estádio Geraldão e assim terminou com 100% de aproveitamento e uma campanha perfeita na primeira fase.
Outro que se deu muito bem foi o Luverdense que venceu o Academia por 2 a 1 em casa e, além de se livrar do rebaixamento, conquistou a classificação. Apesar da derrota, o Academia ficou com a vaga no G-6, beneficiado com os tropeços do Mixto e do Nova Mutum. O Azulão da Massa foi a Rondonópolis e sofreu a virada do União (2 a 1). Ótimo para o Colorado que foi direto à semifinal.
Já o Operário foi ao estádio Gigante do Norte, e aplicou a maior goleada do campeonato no Sport Sinop. No entanto, os 6 a 1 no placar não foram suficientes para que o time se garantisse na semifinal, pois o resultado de Rondonópolis desfavoreceu.
Veja como ficou a classificação final da primeira fase
1 – Cuiabá – 27 pontos
2 – União – 18
3 – Operário – 16
4 – Dom Bosco – 14
5 – Luverdense – 10
6 – Academia – 10
7 – Nova Mutum – 09
8 – Mixto – 09
9 – Cacerense – 08 (rebaixado)
10 – Sport Sinop – 02 (rebaixado)
Confrontos definidos das quartas de final: Operário x Academia e Dom Bosco x Luverdense. Vencedor de Operário x Academia enfrenta o União na semifinal, enquanto o ganhador de Dom Bosco x Luverdense pega o Cuiabá na outra semi.
Operário aplica a maior goleada
Jogando fora de casa, o Operário goleou o já rebaixado Sport Sinop por 6 a 1, pela 9ª rodada do Campeonato Mato-grossense. Jogando em ritmo de treino e com total domínio do adversário, o Tricolor venceu sem problemas, com gols de Daniel e Allef Nunes, duas vezes, David Batista e Claudeci marcaram para o Chicote da Fronteira. Rafael descontou para os donos da casa. Foi a maior goleada do Estadual 2023.
Com o resultado, o Operário terminou a primeira fase do Estadual na terceira colocação, com 16 pontos conquistados e vai enfrentar nas quartas de final a equipe da Academia.
Dom Bosco busca empate e atrapalha sonho do Mixto
No confronto mais aguardado, Dom Bosco e Mixto fizeram uma partida disputada e com muitas emoções. O Azulão esteve melhor no primeiro tempo criando muitas oportunidades de gol e obrigando o goleiro Lúcio a praticar grandes defesas. O time até chegou a colocar a bola nas redes no primeiro tempo, mas a arbitragem viu impedimento no lance do gol dombosquino.
O segundo tempo começou diferente da primeira etapa. O Mixto voltou marcando pressão, tanto que aos 4 minutos inaugurou o placar. João Guilherme recebeu boa enfiada de bola, invadiu a área e lançou o atacante Luan Viana, que livre, só empurrou para o gol. O Alvinegro seguiu melhor na partida e teve mais chances, mas quem chegou ao gol foi o Dom Bosco, aos 20 minutos. Após bola lançada na área, a bola sobrou para Peixinho na pequena área, que deixou tudo igual no Dutrinha: 1 a 1.
A partida seguiu com rito frenético até o fim. O Tigre seguiu buscando a vitória para buscar a classificação e pressionou o Dom Bosco, que tentava aproveitar os espaços que o Mixto deixava. Apesar do jogo aberto, o placar ficou igual.
Com apenas um ponto conquistado, o Tigre foi a nove pontos, ficou na sétima posição (uma acima do Z4) e fora da zona de classificação. Ao contrário do rival, o Dom Bosco fez um bom campeonato e se classificou na quarta posição e tem vaga garantida nas quartas de final. O Leão da Colina conquistou 14 pontos.
Cuiabá mantém 100% de rebaixamento e rebaixa o Cacerense
O Cuiabá fez uma primeira fase perfeita no Estadual. O Dourado venceu o Cacerense por 1 a 0, fora de casa, e chegou aos 27 pontos, com 9 vitórias em 9 rodadas. Tayron, contra, marcou o único gol do jogo, no segundo tempo.
Agora, o Cuiabá espera a definição dos confrontos de mata-mata para saber quem enfrentará nas semifinais do Campeonato estadual. Líder, com 100% de aproveitamento e classificado de forma direta para a semifinal do Mato-grossense, o Cuiabá se prepara para a Copa Verde. O Dourado enfrenta o Vila Nova (GO), pelas quartas de final da competição, em confrontos de ida e volta. O primeiro jogo está marcado para o dia 15, em Goiânia.
Em Cáceres a equipe comandada pelo técnico Ivo Vieira jogou para o gasto. Após um primeiro tempo morno, o Dourado apertou o passo no segundo tempo e criou boas oportunidades, uma delas um belo voleio de Deyverson que foi para fora. Mas, o gol veio aos 27 minutos. Matheus Alexandre cruzou da direita e o zagueiro Tayron, ao tentar cortar, acabou mandando contra o próprio gol. Depois os visitantes apenas administraram o resultado.
União garantido na semifinal
Vice-líder, o União confirmou a vaga direta para as semifinais do Campeonato Mato-grossense, após vencer o Nova Mutum por 2 a 1, no Luthero Lopes. Odail Júnior e franco marcaram para o Colorado após o time tomar susto e sair em desvantagem no placar. George foi o autor do gol dos visitantes.
Com o resultado, o União vai aguardar a definição dos confrontos de mata-mata para saber quem enfrentará nas semifinais.
Luverdense se livra do rebaixamento e vai à 2ª fase
Em duelo decisivo, o Luverdense venceu o Academia de Rondonópolis por 2 a 1 no estádio Passo das Emas. Daniego e Cris Magno fizeram para o LEC, enquanto Maranhão descontou para os visitantes.
Com o resultado as duas equipes se classificaram para as quartas de final. O Luverdense chegou a 10 pontos e ficou na quinta posição. Já o Academia avançou na sexta colocação, com a mesma pontuação, porém levou a pior nos critérios de desempate.
O Verdão do Norte entrou pressionado no confronto, ocupando a zona de rebaixamento. Entretanto, logo no início da partida, a equipe sofreu um pênalti, que foi convertido por Daniego, no canto direito do goleiro. Ainda no primeiro tempo, houve duas chances de gol para cada time. Na segunda etapa, aos 5 minutos, Cris Magno recebeu uma bola na entrada da área e ampliou o marcador. O Luverdense teve mais duas chances, mas quem diminuiu foi Maranhão aos 20 minutos.