O esporte e a política de Sinop estão em luto. Faleceu neste sábado (4), o ex-presidente da câmara municipal, ex-presidente do Sinop Futebol Clube e da Federação Mato-grossense de Motociclismo Altair Cavaglieri. Ele foi encontrado morto em sua casa. Ele tinha 56 anos, estava em tratamento de saúde e faleceu de causas naturais.
O desportista Altair foi um dos ícones do esporte em Mato Grosso. Chegou em Sinop em 1985. Ao comandar o Moto Clube de Sinop, projetou o motociclismo a nível estadual. Assumiu a presidência da federação em 1994 e fez a modalidade literalmente decolar, sediando competições brasileiras e até internacionais (uma delas em Sinop), com os principais nomes do motocross no Brasil.
E foi além. Ao assumir a presidência do Sinop Futebol Clube, montou time forte que brilhou no Estado e foi campeão estadual em 1998. A competência e dedicação de Altair resultaram no bicampeonato mato-grossense de futebol, com o Sinop, participando de duas edições de Copa do Brasil em sua gestão e tendo projeção nacional. Em 2008, foi eleito presidente do Sinop para terceiro mandato. Também exerceu a função de superintendente da Federação Mato-grossense de Futebol. Em 2011, definiu o “esporte corre nas minhas veias”.
A carreira decolou em outras áreas. Altair foi vereador por três mandatos em Sinop. O primeiro deles de 1993-96 (na terceira legislatura da história), se reelegeu e conseguiu o terceiro mandato. Presidiu a câmara municipal no biênio de 2003 a 2004. Em 2003, Altair foi agraciado, pelo reconhecimento de seu trabalho pelo esporte mato-grossense, com título de cidadão mato-grossense, concedido pela Assembleia Legislativa. Em 2015, a câmara municipal lhe homenageou com título de cidadão sinopense.
Segundo informações da família, o velório será na câmara municipal de Sinop, a partir das 5 horas, deste domingo, e o sepultamento às 10 horas. A câmara municipal divulgou nota de pesar e o presidente, Paulinho Abreu, descreveu que é “uma grande perda para o nosso município. Altair, além de ser um grande amigo, deixou muita história e um legado importante para Sinop”.
Altair deixou um legado na câmara, onde atuou como vereador e presidente, no esporte, onde foi presidente do Sinop Esporte Clube quando o time foi bicampeão. Realizou também grandes eventos de motocross levando o nome de Sinop internacionalmente. Ele parte, mas deixa essa história e esse legado para todos”, lamentou. A Federação Mato-grossense de Futebol divulgou mensagem de pesar e “presta condolências a todos os familiares e amigos”.