Na noite desta quarta-feira (1), em Brasília, o Grêmio estreou na Copa do Brasil derrotando o Campinense por 2 a 0, em jogo único pela primeira fase da competição. Dessa forma, o Tricolor Gaúcho garantiu sua classificação para a segunda etapa do torneio, na qual enfrentará o Ferroviário, do Ceará, que eliminou o Resende. Os gols da vitória gremista foram de Cristaldo e Ferreira, um em cada tempo, o que ampliou para 17 jogos a invencibilidade do time de Renato Portaluppi.
Primeiro tempo
O jogo foi quase todo de domínio do Grêmio, que esteve perto e abrir o placar com Suárez, logo no começo, mas Otávio fez boa defesa. Posteriormente, foi Bitello quem obrigou o arqueiro a trabalhar, em boa cobrança de falta. Kannemann, numa cabeçada à queima-roupa, também quase fez o seu, mas a bola foi para a rede mesmo através de outro argentino: Cristaldo. Ele recebeu de Suárez e bateu forte, da entrada da área, abrindo o placar aos 27 minutos. Diego Silva, em uma jogada aérea, poderia ter empatado, mas errou o alvo. O que se seguiu foi um bombardeio gremista, com Suárez perdendo duas boas chances e Vina chutando para bela intervenção de Otávio.
Segundo tempo
Após o intervalo, o Campinense praticamente não atacou a baliza do Grêmio, mas o jogo diminuiu de intensidade. Sabendo que o empate o favorecia, o time gaúcho passou a tocar mais a bola, o que não impediu de seguir no campo do adversário. Everton Galdino, que entrou nos primeiros minutos, passou a ser o homem mais presente nas jogadas ofensivas, criando oportunidades e quase marcando seu gol em chute de canhota, que passou perto. Entretanto, o domínio acabou recompensado com o gol da vitória, já perto do fim. Villasanti lançou Ferreira, que bateu no canto e definiu o triunfo tricolor.
CAMPINENSE 0x2 GRÊMIO – 1ª fase da Copa do Brasil
Data e horário: 01/03/2023, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio Nacional Mané Garrincha, Brasília (DF)
CAMPINENSE: Otávio; Thiago Ennes, William, Diego Silva e Bruno Collaço; Paulo Victor (Pedro Thomaz, 23’/2ºT), Ramires e Escuro (Tarcísio, 23’/2ºT); Mauri (Carlos Eduardo, 32’/2ºT), Diego Viana (Willian Silva, 10’/2ºT) e Vanderlan (Suelynton, 23’/2ºT). Técnico: Leston Júnior.
GRÊMIO: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa, 39’/2ºT); Villasanti, Pepê (Everton Galdino, 15’/2ºT), Bitello (Thiago Santos, 39’/2ºT), Cristaldo (Diego Souza, 29’/2ºT) e Vina (Ferreira, 15’/2ºT); Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Ítalo Magno de Paula Andrade (SP)
Cartões amarelos: não houve
Gols: Cristaldo, 27’/1ºT (0-1); Ferreira, 40’/2ºT (0-2) (Jogada 10)