Medicina, Direito, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Pedagogia, Educação e Jornalismo, entre outros, estão no rol de cursos que tiveram mato-grossenses aprovados, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E o que eles têm, em comum?

Todos incluíram na preparação o curso online grátis comandado pelo professor Sérgio Cintra, histórico em cursinhos pré-vestibulares e preparatórios para concursos. Estimativas de outros professores, como Wilson Santos e Antônio de Pádua Toninho Finazzi, projetam que pelo menos 25 mil profissionais chegaram à faculdade com a colaboração de Cintra, nos últimos 40 anos.

O próprio Sérgio Cintra avalia que o antigo vestibular é conteudista, enquanto o Enem exige a interpretação das entrelinhas. “O Enem exige alunos com capacidade crítica de pensar. E aí entra o professor de antes do Enem, e, depois do Enem”, pontuou ele.

Para ele, essencial é o aluno entender o cada momento. “No contexto, em Literatura [por exemplo], o estudante só vai compreender arcadismo, se entender iluminismo e despotismo esclarecido, e ciclo do ouro. E ciclo do ouro é Brasil Colônia, escravocrata”, ensinou Cintra, para a reportagem do Cuiabano News.

Na valiação do professor, os aprovados quase sempre estão os que mais se esforçaram.

O estudante Gustavo da Silva Souza vai realizar o sonho de cursar Medicina, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Já João Manoel de Ávila Lourenço, Lucas Henrique Barcelo de Andrade e Vinícius Francisco Altali Correia vão cursar Medicina Veterinária, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Também foram aprovados alunos para os cursos de Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Arquitetura, Ciências Biológicas, Comunicação, Direito, Engenharias Civil, Ambiental, Elétrica, Florestal  e da Computação; Farmácia, Geografia, História, Letras, Matemática, Zootecnia, Pedagogia, Química e Serviço Social, entre outros.

Na previsão inicial, os boletins de desempenho só sairiam na próxima semana, em 13 de fevereiro. A antecipação do cronograma foi anunciada na quarta-feira (8), pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Sérgio Eduardo Cintra é professor de Língua Portuguesa, Literatura, Química, Física e Matemática, desde a primeira metade da década de 1980. Foi fundador do Curso Preparatório Cuiabá Vest e, posteriormente, também, do Mato Grosso Vestibulares – MT Vest. Ele já foi vereador e secretário de Cultura de Cuiabá; fundador e presidente do Sindicato das Escolas Particulares (Sinpe), e secretário de Bem Estar Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Veja a seguir tudo que você pode fazer com ela:

👩‍🎓 Sisu

 

  • O que é: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas.
  • Como funciona: O aluno pode mudar suas opções de curso no sistema quantas vezes quiser, ao longo do período de inscrição, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Há vagas para cotistas (as regras variam de instituição para instituição).
  • Pré-requisitos: ter prestado o Enem na edição mais recente e tirado nota superior a zero na redação.
  • Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro.
  • Resultados: 28 de fevereiro.
  • Nota considerada: Enem 2022.

👩‍🎓 Prouni

  • O que é: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do MEC que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.
  • Como funciona: O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno). Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos. Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada no período de inscrições).
  • Pré-requisitos: Ter cursado os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral (100%) em colégios privados, e pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos.
  • Tipos de bolsa: integral (renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo) e parcial (que cobre 50% da mensalidade, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos).
  • Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março.
  • Resultados: 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada).
  • Notas consideradas: Enem 2021 e Enem 2022.

 

👩‍🎓Fies

 

  • O que é: Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.
  • Como funciona: O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, com juros que dependem da renda familiar do candidato.
  • Pré-requisitos: Pode se inscrever no processo seletivo quem participou de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. O candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.
  • Inscrições: de 7 a 10 de março.
  • Resultados: 14 de março.
  • Notas consideradas: qualquer edição a partir do Enem 2010.