Definido há dias, foi publicado o despacho com a nomeação do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto – o Emanuelzinho (MDB) como um dos vice-líderes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados. A decisão ocorreu após reunião no último dia 2 de fevereiro, mas o despacho do presidente, com a mensagem nº 72, só foi publicada na quinta-feira (16).
Foram indicados 15 deputados, sendo Emanuelzinho o 1º vice-líder. Além dele, exercerão a função de vice-líderes do Governo na Câmara dos Deputados: Alencar Santana Braga, Rubens Pereira e Silva Junior, Ana Paula de Souza Lima, Damião Feliciano da Silva, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, Renildo Vasconcelos Calheiros, Josenildo Santos Abrantes, Jonas Donizette Ferreira, João Carlos Bacelar Batista, Maria Leal Arraes de Alencar, Waldemar de Andrada Ignácio de Oliveira, Igor Tarciano Timo, Rogério Correia de Moura Baptista e Henrique dos Santos Vieira.
Emanuelzinho tomou posse para seu segundo mandato na Câmara dos Deputados no dia 1º de fevereiro. Na época da reunião que definiu a indicação, o deputado afirmou se sentir honrado e apontou ainda que trabalhará para fortalecer a base governista no Congresso Nacional. Emanuelzinho apontou ainda que trabalhará no combate à fome, desigualdade e em prol da geração de emprego.
“A nossa meta é trabalhar fortemente na articulação da base no Congresso Nacional, em plena sintonia com os movimentos populares e o setor produtivo para que lutemos contra a fome, a desigualdade, voltar a atenção ao meio ambiente e busquemos o desenvolvimento econômico e geração de emprego, para que haja qualidade de vida para nossa gente”, acrescentou.