O primeiro Corinthians x Palmeiras do ano foi um belo aperitivo do que os torcedores dos rivais poderão ver em 2023: os rivais ficaram no empate por 2 a 2 na noite desta quinta-feira, na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Paulista, num Dérbi que teve belos gols, grandes defesas, muita chuva e também emoção. O Timão abriu o placar com Renato Augusto, o Verdão retomou as rédeas e virou com dois gols de Rony, e Gil, já na reta final, decretou a igualdade – justa para um jogo que teve domínio corintiano no primeiro tempo e palmeirense no segundo. Na tabela, os dois seguem tranquilos e já de olho no mata-mata.

Primeiro tempo

Com uma escalação mais ofensiva, o Corinthians tentou tomar as rédeas do jogo desde o início, jogando em casa, sob chuva, com o apoio da torcida. O time de Fernando Lázaro conseguiu criar com Giuliano, Renato Augusto e Adson, encontrando os atacantes e produzindo chances de gol, enquanto o Palmeiras começou mais retraído, esperando contra-ataques. Marcando alto, o Timão conseguiu desarmar o rival e armar a jogada que terminaria no primeiro gol, de Róger Guedes, numa linda finalização logo aos 8 minutos.

Gol de Róger Guedes em Corinthians x Palmeiras

Gol de Róger Guedes em Corinthians x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

O Corinthians foi melhor durante todo o primeiro tempo e exigiu grandes defesas de Weverton, a principal delas num chute de Renato Augusto. Depois, Murilo quase fez um gol contra bizarro ao tentar recuar para o goleiro. Ainda assim, o cascudo Palmeiras de Abel Ferreira soube reagir ao cenário adverso e buscou o empate numa jogada cirúrgica: cruzamento de Raphael Veiga entre os dois zagueiros e desvio preciso de Rony para deixar tudo igual no Dérbi.

Rony  comemora após fazer um gol para o Palmeiras . Mas o Corinthians buscou o empate – Cesar Greco/Palmeiras

Segundo tempo de altíssimo nível

Dez minutos intensos do Palmeiras depois do intervalo. Teve até Rony tentando cruzamento de bicicleta. Contudo, aos sete minutos, veio a virada palmeirense. Escanteio cobrado por Raphael Veiga. Rony ganhou de Gil na cabeça e fez 2 a 1. O Palmeiras seguiu  melhor  até os 15 minutos. Mas, depois disso, o Corinthians foi pra cima. Weverton fez pelo menos três defesas monumentais. Mas não segurou o chute de Gil aos 32. Após escanteio, Giuliano cruzou e rolou confusão na área e o zagueiro chutou. Com  a visão prejudicada, o goleirão do Palmeiras   tentoi, mas não conseguiu defender a bola que foi no  seu contrapé. E o jogo seguiu elétrico, até o apito  final.

CORINTHIANS 2X2 PALMEIRAS

9ª Rodada do Campeonato Paulista
Data: 16/2/2023
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Público: 45.528
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni (Fausto  Vera,  aos 24′ do 2ºT), Giuliano, Renato Augusto e Adson (Ángel Romero, no Intervalo); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan, aos  41′ do 2ºT); Zé Rafael, Gabriel Menino (Jailson, aos 21′ do 2ºT) e Raphael Veiga (Atuesta, aos  33′ do  2ºT); Dudu (Giovani, aos 41′  do 2ºT), Endrick (Breno  Lopes, aos 21′  do  2ºT)e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
Gols: Róger Guedes, aos 9′ do 1ºT (1-0); Rony,  aos 42′ do 1ºT (1-1); Rony, aos 7′ do 2ºT (1-2); Gil, aos 32′ do 2ºT (2-2)
Árbitro
: Raphael Claus
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Rafael Tadeu Alves de Souza
VAR: Marcio Henrique de Gois
Cartões amarelos: Róger Guedes (COR);  Gabriel Menino, Jailson  (PAL)