As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Várzea Grande estão orientando os foliões sobre prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além da distribuição de preservativos masculinos e femininos e a realização de testes rápidos. Os exames de testagem rápida são para Hepatite B e Hepatite C, HIV e Sífilis e o resultado sai na hora.
Como explica o Superintendente de Atenção Primária a Saúde, Geovane Renfro, é importante todo o tipo de alerta, carnaval, remete à festa, folia, alegria, porém todos precisam se prevenir de doenças e adotar uma boa alimentação. “Já temos na rotina das unidades a distribuição de insumos preventivos para a população. São preservativos externos e internos, gel lubrificante, teste rápido para diagnóstico de HIV, triagem de Sífilis e Hepatites Virais B e C”.
O alerta é também para a foliã ou o folião que considera ter tido a possibilidade de ter sido exposto às IST por meio de uma relação sexual, pelo não uso ou rompimento do preservativo, é muito importante fazer a testagem rápida de HIV/Aids, hepatites virais B e C e sífilis, nas Unidades de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Dessa forma, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, em caso de diagnóstico para alguma dessas doenças.
Outra preocupação é sobre a Covid-19, que mesmo com uma situação mais controlada, a Saúde de Várzea Grande orienta sobre alguns cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. “São ações simples de serem executadas, com boa capacidade de evitar a transmissão de doenças como o coronavírus e a influenza, protegendo a nós mesmos e àqueles que estão ao nosso redor”, destaca Geovane, lembrando também a importância de se procurar atendimento médico em caso de sintomas respiratórios.
A outra preocupação da Saúde Pública é quanto à alimentação e o bem-estar do folião em geral. “As dicas são: beba muita água. Caso ingerir bebidas alcoólicas, é fundamental intercalar o consumo com a água. A bebida alcoólica desidrata o corpo, por isso é importante manter a ingestão de água em conjunto. Comer frutas da estação: as frutas possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas no processo de desintoxicação; comer vegetais verde-escuros como a couve, o brócolis, a rúcula, o agrião estes vegetais atuam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado. E por fim fique em alerta sobre as condições de higiene dos locais que você se alimenta: Os alimentos devem estar conservados adequadamente”, orientou o Superintendente.
(Da Secom-VG)