A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, passou por uma cirurgia no coração, na tarde desta terça-feira (14), quando uma prótese foi implantada para corrigir uma cardiopatia congênita, diagnosticada no início do mês.
Em nota divulgada nas redes sociais de Virginia, a assessoria informa que o procedimento foi realizado com sucesso, de forma tranquila e sem intercorrências, sob comando do médico Carlos Pedra, especialista em Hemodinâmica e Cardiopatias Congênitas.
Ela permanecerá internada no Hospital do Coração de São Paulo, em companhia do esposo, governador Mauro Mendes, e do filho Luis Antonio. Também estão com ela o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e a esposa dele, Mônica, amigos do casal.
O diagnóstico da doença foi feito em Cuiabá, pelo cardiologista Marcos Tenuta. Os exames apontaram que a primeira-dama tem a chamada “comunicação interatrial”, que não deveria existir. O normal é o átrio direito só se comunicar com o ventrículo direito e o átrio esquerdo, só com o ventrículo esquerdo.
Com a doença, os dois átrios se comunicam e o sangue oxigenado acaba se misturando, fazendo com que o coração trabalhe até quatro vezes mais.
Segundo Virginia, o diagnóstico veio após ela ter passado mal num voo de São Paulo para Cuiabá, quando viajava para a posse do governador Mauro Mendes. (Repórter MT)