As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá reforçam as ações de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no período de carnaval. Entre elas, palestras em empresas, distribuição de preservativos masculinos e femininos para a população disponível em qualquer UBS e a realização de testes rápidos. As unidades ficam abertas das 8h às 11h e das 13h às 17h, exceto as unidades de horário estendido que ficam abertas das 8h às 21h, sem intervalo.
Os exames de testagem rápida compreendem os de Hepatite B e Hepatite C, HIV e Sífilis. E o resultado sai em 15 minutos.
Segundo a psicóloga do SAE (Serviço de Assistência Especializado em HIV/AIDS, IST’s e Hepatites Virais de Cuiabá), Lauren Cristina Costa da Conceição, é importante que as pessoas saibam mais sobre a importância do diagnóstico através da testagem rápida e que há unidade de referência para tratamento. “Uma grande parte da população ainda não conhece sobre a Profilaxia Pré Exposição (PREP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP) usados especificamente contra o HIV. São medicamentos que se administrados corretamente rompem a cadeia de transmissão da doença.
A PREP é uma medicação de uso contínuo, de maneira preventiva. Se a pessoa tomar a PREP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe no organismo, mesmo se chegar a ter contato com o vírus. Enquanto que a PEP, é a profilaxia de urgência, se administrada em até 72h após a exposição tanto íntima quanto em acidentes biológicos com potencial de transmissão do HIV, impede a multiplicação do vírus no organismo”, explicou Lauren.
A orientação é não ficar com medo ao descobrir que teve contato íntimo com uma pessoa da qual desconhece a sorologia. Ou seja, ao invés de se isolar na tentativa de guardar para si o problema, buscar ajuda nas unidades do Serviço Assistência Especializado localizadas nos bairros Grande Terceiro e CPA l, ou em uma UPA em até 72h após o ocorrido.
Essas informações, como também os métodos de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do HIV, assim como a premissa do Indetectável = Intransmissível (i=i) da Organização Mundial de Saúde, que depois de rigorosas pesquisas científicas comprovam que uma pessoa vivendo com HIV, em tratamento regular de no mínimo seis meses, se torna Indetectável, desta forma, se tornando Intransmissível, ou seja, não há risco de transmissão para suas parcerias íntimas.
Material didático que ilustram outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, também fazem parte do conteúdo educativo ministrado nas palestras. Essas palestras são realizadas em empresas e repartições públicas que solicitam o agendamento junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), gratuitamente. Três delas acontecerão ainda antes do carnaval, sendo duas no dia 14 e uma no dia 15.
Lauren é uma das integrantes da equipe, ministrando as palestras, contribuindo com o conhecimento e tirando dúvidas dos participantes. Além dela, Márcia Maria Teixeira da Rocha, da área técnica da Política Municipal da Saúde do Homem, é parceira desse trabalho.
“Estamos disponibilizando ações de prevenção e promoção para que as pessoas se atentem em curtir o período carnavalesco com segurança e amor próprio. Se cada um pensar na própria saúde contribuirá para que doenças não se propaguem. Mas as ações da SMS visando a prevenção acontecem o ano todo”, frisou a coordenadora técnica do Programa IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Mariella Padilha.
Interessados em agendar palestras podem enviar pedido para o email: saudedohomemsmscba@gmail.com e coordprogramasespeciais@gmail.com