O Cuiabá confirmou na manhã desta quarta-feira a venda do zagueiro Joaquim ao Santos por 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,7 milhões na cotação atual). O Dourado, que era dono de 100% dos direitos econômicos do defensor de 24 anos, negociou 60% do passe com o Peixe e manteve 40% para futura venda.

Joaquim já foi anunciado pelo time paulista e assinou contrato até dezembro de 2026. O zagueiro havia chegado ao Cuiabá em maio de 2021, do Botafogo-PB, inicialmente para a equipe sub-23. Naquele ano, disputou o Brasileirão de Aspirantes, a Copa Verde e a Copa FMF pelo Dourado.

No início de 2022, foi cedido por empréstimo ao Botafogo-SP para a disputa do Campeonato Paulista. Retornou à capital mato-grossense e foi incorporado ao time principal. Com ascensão meteórica, assumiu a titularidade e tornou-se peça fundamental na campanha de permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.

Joaquim encerra sua passagem pelo Cuiabá com 31 partidas disputadas – pela equipe profissional -, um gol marcado e uma assistência. Nesta temporada, ele havia entrado em campo três vezes, todas pelo Mato-grossense. (GE)