O pastor Fernando de Oliveira Ribeiro assume a Prefeitura Municipal de Carlinda, a 726 quilômetros ao norte de Cuiabá, nesta quarta-feira (1º), após a ex-prefeita Carmelinda Coelho (União) renunciar ao cargo devido a insatisfação com o resultado das eleições presidenciais realizadas no dia 30 de outubro de 2022, quando Lula (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL).
Fernando era vice de Carmelinda e assume o mandato até a próxima eleição. O novo prefeito deve ir a Cuiabá nos próximos dias, acompanhado do presidente da Câmara Municipal do município, para participar de uma reunião com o governador Mauro Mendes (União).
Carmelinda Leal Martines Coelho deixou a cadeira no dia 3 de janeiro. Na carta com o pedido de exoneração, ela disse que não concordava com a gestão do novo presidente e decidiu abdicar do cargo como prefeita.
“Minhas convicções políticas me colocaram na contramão da administração que se inicia no dia 1/1/2023, pelo novo presidente da República e, por isso, não tenho forças para continuar dando o melhor de mim na frente do Poder Executivo Municipal”, consta na carta.
Carmelinda disse que vai “continuar lutando como cidadã e está certa de que, mais uma vez, acertou e agiu em benefício do povo de Carlinda”.
Histórico político
Carmelinda entrou para a política em 2015 quando aceitou um convite do Democratas. Ela filiou-se ao Partido e foi eleita presidente do partido.
Em 2016, concorreu à vaga do Executivo Municipal com a Chapa Renova Carlinda e foi eleita com 4.036 votos, sendo a 1º mulher a assumir o cargo.
Em 2020, após manifesto da população Carlindense para que concorresse à reeleição, foi reeleita com 4.646 votos para a gestão 2021/2024.,