O Palmeiras é bicampeão da Copa São Paulo de Juniores. Na tarde desta quarta-feira, 25/1 (feriado em São Paulo), no Canindé, o time derrotou por 2 a 1 o América-MG, na grande final da competição.  Foi um jogaço, emocionante com muitas chances para ambos os lados. E com gol do título, do reserva Patrick, ocorrendo nos acréscimos da etapa final. Ruan Ribeiro fez o outro do Palmeiras. Mas Renato Marques, de pênalti, fez para o time mineiro.

A final foi justíssima. Afinal, os times chegaram na decisão com campanha 100% (oito vitórias).  Este foi o segundo título de Copinha do Palmeiras, campeão em 2022. Já o América-MG também estava atrás do segundo caneco. Afinal, foi o campeão em 1996.

Foram 45 minutos iniciais excelentes. Afinal, se viu ótimas jogadas de ambos os times, lances de perigo para os dois lados e um justíssimo empate em 1 a 1 premiando as equipes. O Palmeiras teve grande chance com Vitinho, mas saiu na frente, aos 17, quando o zagueiro Mancha lançou Vitinho pela esquerda. Este cruzou de primeira para Ruan Ribeiro fazer o seu nono gol em nove jogos (é o artilheiro da competição).
Já o América teve mais chances reais, uma delas em chute de Adyson. Mas o  goleiro Aranha voou e deu um toquinho na bola antes dela bater na trave. Contudo, o Coelhãozinho chegou ao empate aos 41 quando Adyson entrou na área, passou por Léo e sofreu pênalti. Renato Marques cobrou, mas Aranha defendeu. Porém, um fato inusitado: o juiz Fabiano Monteiro não tinha autorizado a cobrança. Assim, o atacante do América teve uma segunda chance. Bateu e empatou.

“Não foi ansiedade. Eu escutei o juiz apitando. Mas deve ter sido da arquibancada. Porém, acabou me ajudando. Tive nova chance e fiz o gol”, disse Renato Marques, no intervalo, à SporTV, comentando o lance inusitado.

Muitas chances segundo tempo

O jogo seguiu intenso e o América chegou a marcar aos cinco minutos, quando Renato Marques completou um chute de Adyson. Mas o goleador estava impedido. Porém, depois dos dez minutos, o Palmeiras reequilibrou o jogo e trabalhou em contra-ataques, já que o time mineiro tinha mais a bola. Assim, passou a rondar mais a área do Verdão. Kevin mandou uma na trave.  Estevão, por sua vez, quase na pequena área chutou em cima do goleiro Cássio. Pouco depois, Estevão encontrou Kevin na área. Mas ele chutou para fora. Assim, mesmo lá e cá, a bola não entrou.  Aliás, Daniel, que entrou aos 42, no minuto seguinte apareceu no ataque e chutou raspando. Mas era para dar Verdão. Aos 47, após escanteio e confusção na área, Patrick (que entrara no segundo tempo) mandou de cabeça. Enfim, Palmeiras bicampeão.

Campanha do campeão Palmeiras

2×0 Juazeirense
2×1 América-SP
3×1 Rio Preto
6×0 Sampaio Corrêa
4×0 Juazeirense
4×0 Mirassol
5×0 Floresta
2×1 Goiás
Palmeiras 2×1 América-MG

Campanha do América-MG na Copinha
3×1 Retrô
1×0 Ponte Preta
5×1 Vocem
3×0 CSP
3×1 São Paulo
1×0 Bragantino
3×0 Ituano
3×0 Santos
1×2 Palmeiras

PALMEIRAS 2X1 AMÉRICA-MG

Final da Copa São Paulo de Juniores-2023
Data: 25/1/2023
Local: Estádio do Canindé, São Paulo (SP)
PALMEIRAS: Aranha; Henri, Talisca e Gustavo Mancha (David Kauã, aos 6′ do 2ºT); Edney, Léo (Patrick, no Intervalo), Pedro Lima, Estevão (Gilberto, aos 26′ do 2ºT) e Kevin (Daniel, aos 42′ do 2ºT); Ruan Ribeiro (Thalys, aos 26′ do 2ºT) e Vitinho. Técnico: Paulo Victor
AMÉRICA-MG: Cássio; Samuel, Jonathan (Rafa Barcelos, aos 38′ do 2ºT) , Júlio e Paulinho (Jurandir, aos 49′ do 2ºT); Matheus Henrique (Yago aos 49′ do 2ºT), Théo (Kanté, aos 44′ do 2ºT) e Breno (Heitor, aos 38′ do 2ºT) ; Luan Campos, Adyson e Renato Marques. Técnico: Mairon César
Gols:  Ruan Ribeiro, aos 17′ do 1ºT (1-0); Renato Marques, de pênalti, aos 41′ do 1ºT (1-1); Patrick, aos 47′ (2-1)
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
Assistentes: Raphael de Albuquerque Lima e Henrique Oliveira
VAR: Márcio Henrique de Gois
Cartões amarelos: Leo, Pedro Lima (PAL); Luan campos, Theo (AMG) (Jogada 10)