Dezenas de autoridades, líderes comunitários e dirigentes de organizações sociais compareceram à cerimônia de lançamento da Revista Atos e Fatos e do portal de notícias Atos e Fatos (www.aefnews.com.br), no Espaço Nobre da Caza da Pizza – região Leste de Cuiabá, na noite desta terça-feira (17).
Entre os presentes, ficou cristalino o consenso de que credibilidade, justiça, dinamismo, responsabilidade e compromisso comunitário existem de sobra, no novo empreeendimento da comunicação mato-grossense. O fundador da revista Ricardo Lobo repassou o título Revista Atos e Fatos, criado em 2002, para a Qualitá Assessoria e Consultoria Ltda, propriedade da jornalista e professora Luma Amaral.
Destaques para as presenças do vice-prefeito José Roberto Stopa (PV); do presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL); e do secretário da Assessoria Parlamentar do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), ex-deputado Carlos Brito; e do tenente–coronel Wesmensandro Auto Rodrigues, comandante da Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (R.A.I.O) da Polícia Militar.
Ocorreram até mesmo declarações de amor, para o movimento comunitário, feita por Roberto Stopa e pelo presidente da Federação Mato-Grossense de Associações de Bairros (Femab), Walter Arruda.
Sem cerimônia, Stopa se declarou um apaixonado pela categoria. “Eu sempre fui parceiro; sempre tive compromisso. E sou um apaixonado pelo movimento comunitário”, disparou Stopa.
O presidente da Femab citou conquistas que saíram de Cuiabá para o Brasil, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Projeto Minha Casa, Minha Vida; e destacou que ama a luta das bases popopulares. “Eu amo o trabalho dos heróis anônimos, nas comunidades. E é daí que saem conquistas inestimáveis”, pontou Walter Arruda.
Carlos Brito enalteceu a Revista Atos e Fatos, por manter acesa a chama do movimento comunitário e lembrou suas origens. “A minha semente sempre foi o movimento comunitário. Meus parabéns por manter acesa a chama do movimento”, agradeceu ele.
E coube a Carlos Brito recordar um bordão do locutor Ademir Lobo, para desejar vida longa à revista. Quando comandava cerimônias de inaugurações, em governos de Mato Grosso do passado, no final de cada evento, Lobo decretava: “e tem mais!” E, em sendo assim, Brito desejo que tenham mais edições da revista.
O tenente–coronel Wesmensandro Auto Rodrigues enalteceu a parceria do movimento comunitário com a Polícia Militar de Mato Grosso. Ele recordou que seu contato com os presidentes de Associações de Moradores teve início no período em que comandou a Companhia de Polícia Militar Comunitária do São Matheus – região Leste de Cuiabá, numa parceria que prossegue até hoje.
“Aprendemos muito no contao com as comunidades e, mesmo hoje, no policiamento tático [RAIO] temos o maior respeito por quem contribui com nosso trabalho”, emendou Wesmensandro Rodrigues.
Também marcaram presença o secretário de Habitação de Cuiabá, Leonardo de Arêa Leão; a presidente da União dos Clubes de Mães (UCCM), professora Maria Orly de Matos; jornalista Jonas da Silva, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT); Dalmir Ferreira e Rosângela Jobim, com a equipe da TV Comunitaria Cuiabá; Roselei Hendges da Cruz, da ONG Empoderamento Feminino; e inúmeros líderes comunitários de diversos bairros da Região Metropolitana de Cuiabá.