O calendário do futebol brasileiro de 2023 começou com os primeiros jogos da Copinha, nesta semana, e agora é a hora do início dos estaduais. A bola rola em três campeonatos já neste sábado: Paraibano, Pernambucano e Piauiense. Os outros começam em meados de janeiro, fevereiro e alguns só em março ou maio.
Pernambucano, Baiano e Cearense
Atual campeão pernambucano, o Náutico visita o Central, de Caruaru, às 16h30 deste sábado, abrindo a competição. O rival Sport jogaria no domingo, contra o Íbis, mas teve jogo adiado por problemas no gramado da Ilha do Retiro. O Santa Cruz só estreia na próxima semana.
Outros estaduais do Nordeste começam antes em relação às outras regiões do país. O Campeonato Baiano inicia no dia 10, com o atual bicampeão Atlético de Alagoinhas e o Bahia jogando no dia 11, contra Barcelona de Ilhéus e Juazeirense, respectivamente. O Vitória pega o Bahia de Feira no dia 12.
No Cearense, a bola rola no dia 14 entre o tetracampeão Fortaleza e o Iguatu, no Presidente Vargas. No dia seguinte, o Ceará visita o Guarani de Juazeiro no Romeirão.
Vina, Galhardo, Nino Paraíba, Ceará, Fortaleza — Foto: Kid Júnior/SVM
Carioca, Paulista, Paranaense e Catarinense
A Taça Guanabara, referente ao primeiro turno do Carioca, começa na próxima quinta-feira, dia 12, com o Flamengo recebendo o Audax no Maracanã, em jogo adiantado da quinta rodada. No sábado, 14, o atual campeão Fluminense visita o Resende, enquanto o Vasco recebe o Madureira. O Botafogo estreia no dia seguinte, domingo, recebendo o Audax.
Cano em ação na pré-temporada do Fluminense — Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC
O Campeonato Paulista inicia no dia 14, sábado, com cinco jogos – um deles do campeão Palmeiras recebendo o São Bento. O Santos também joga no mesmo dia, quando recebe o Mirassol. No domingo tem Bragantino x Corinthians e São Paulo x Ituano.
Outros dois estaduais que começam no dia 14 são o Paranaense e o Catarinense. No primeiro, o Athletico joga no sábado, contra o Rio Branco-PR, enquanto que no domingo o atual campeão Coritiba recebe o Aruko. Londrina e Operário também atuam no dia 15, contra Azuriz e Cianorte, respectivamente.
Em Santa Catarina, o campeonato inicia quente com o clássico Chapecoense x Avaí. O Figueirense também joga na abertura, contra o Atlético-SC. Criciúma e o atual campeão Brusque jogam no dia 15, enfrentando Concórdia e Barra, respectivamente.
Palmeiras campeão paulista 2022 troféu — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Gaúcho e Mineiro
Dos estaduais mais tradicionais, os que começam mais tarde são o Gaúcho e o Mineiro. O primeiro tem o clássico Internacional x Juventude no dia de abertura, 21 de janeiro, no Beira-Rio. No dia seguinte, o atual pentacampeão Grêmio visita o Caxias no Centenário.
Juventude x Internacional pelo Brasileirão 2022 — Foto: Luiz Erbes/AGIF
Em Minas Gerais, o tricampeão Atlético-MG estreia no dia 21 contra a Caldense, no Mineirão, enquanto que no mesmo dia o Cruzeiro visita o Patrocinense. O América-MG estreia no dia seguinte, domingo, visitando o Pouso Alegre.
Veja as datas de início dos estaduais
- Acreano: 25/3 (veja tabela completa)
- Alagoano: 11/1 (veja tabela completa)
- Amapaense: previsão de iniciar em maio
- Amazonense: 28/1 (veja tabela completa)
- Baiano: 10/1 (veja tabela completa)
- Brasiliense: 28/1 (veja tabela completa)
- Capixaba: 21/1 (veja tabela completa)
- Carioca: 12/1 (veja tabela completa)
- Catarinense: 14/1 (veja tabela completa)
- Cearense: 15/1 (veja tabela completa)
- Gaúcho: 21/1 (veja tabela completa)
- Goiano: 11/1 (veja tabela completa)
- Maranhense: 11/1 (veja tabela completa)
- Mato-grossense: 21/1 (veja tabela completa)
- Mineiro: 21/1 (veja tabela completa)
- Paraense: 21/1 (veja tabela completa)
- Paraibano: 7/1 (veja tabela competa)
- Paranaense: 14/1 (veja tabela completa)
- Paulista: 14/1 (veja tabela completa)
- Pernambucano: 7/1 (veja tabela completa)
- Piauiense: 7/1 (veja tabela completa)
- Potiguar: 10/1 (veja tabela completa)
- Rondoniense: 25/2 (veja tabela completa)
- Roraimense: previsão de iniciar em março
- Sergipano: 14/1 (veja tabela completa)
- Sul-mato-grossense: previsão de iniciar no dia 29 de janeiro
- Tocantinense: 28/1 (veja tabela completa)
(GE)