O Botafogo desistiu de fazer parte da pré-temporada nos Estados Unidos. De acordo com o “GE”, a viagem do clube para a Flórida neste mês de janeiro, antes dada como certa, foi cancelada por conta do imbróglio com a Ferj sobre o Campeonato Carioca. Assim, o elenco deve continuar a preparação no Rio de Janeiro.
Pelo regulamento do Campeonato Carioca, os clubes não podem atuar seus os seus principais jogadores. No entanto, mesmo assim, John Textor tinha a ideia de usar o time B, sub-23, no começo do Estadual. Assim, o time principal atuaria a partir de fevereiro, na sétima ou oitava rodada da Taça Guanabara. Portanto, já na segunda metade da primeira fase.
Textor tentou se entender com a Ferj. No entanto, não houve acordo. Assim, com receio de possíveis punições, o clube desistiu da viagem para os Estados Unidos.
O elenco do Botafogo já tinha praticamente tudo certo para a viagem para a Flórida. O clube, inclusive, também já negociava a realização de amistosos com times da MLS, a liga dos Estados Unidos. A ideia era ficar de três a quatro semanas no país. O time Luís Castro estreia no Campeonato Carioca no domingo (15), às 16h, contra o Audax, no Nilton Santos.
Botafogo x Ferj
A decisão anterior do Botafogo, comandado por John Textor, de viajar para os EUA e possivelmente lançar mão do time B no Carioca havia sido alvo de críticas por parte da Ferj, a Federação de Futebol do RJ. Na ocasião, a Ferj, inclusive, anunciou que a utilização do time principal será obrigatória a partir da quarta rodada, sob risco de punição em caso de desobediência.
Posteriormente, o Botafogo também se desentendeu com a Ferj sobre os valores das cotas de televisão pela transmissão do Campeonato Carioca. Assim, o Glorioso não assinou o contrato com a federação e disse que houve “obscuridão nas negociações”. Tal declaração se refere ao acordo fechado entre a Ferj e o Flamengo que prevê R$ 18 milhões para o Rubro-Negro, o dobro do valor dos outros clubes. (Jogada 10)