O projeto Além Mato Grosso realizou o último módulo de capacitação presencial no Distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães, nesta semana. Para acessar o local os aplicadores do projeto enfrentaram 40 km de estrada de chão e atoleiros.

A iniciativa contou com duas frentes de trabalho, o preparatório para o Enem e a formação de professores da rede pública e privada sobre o Novo Ensino Médio, implementado linearmente este ano (2022).

O curso para melhor compreensão do Novo Ensino Médio é oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em parceria com a Central dos Organizadores e Realizadores de Eventos do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO).

Chegou primeiramente a professores de Cuiabá, em novembro, na modalidade presencial, e de Ensino à Distância (EAD). Ao todo foram 131 inscritos, e efetivamente capacitados 57 alunos-docentes assistindo online e 5 presencialmente.

Em seguida o curso se estendeu para Santo Antônio do Leverger, ainda em novembro, com aulas somente presenciais: com 29 inscritos e 17 participantes.

Em Chapada dos Guimarães, foi a última parada do curso em dezembro. Com 17 professores formados pela iniciativa. Os alunos-docentes irão receber certificado de 30 horas/aula e todo o material didático digital.