O prefeito Kalil Baracat, de Várzea Grande, e a primeira-dama e idealizadora do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, entregaram para a diretora executiva da Lírios – Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento, Maria Fernanda Figueiredo, um cheque simbólico no valor de R$ 103.256,10 relativo à arrecadação da Segunda Edição do Bazar do Bem, realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com a venda de mais de 6 mil peças de roupas, calçados e acessórios. A solenidade de entrega ocorreu no gabinete do Executivo municipal.
A Lírios é uma entidade filantrópica que tem como objetivo combater a violência contra a mulher. Ela existe há 9 anos e, nesse período, já prestou assistência psicossocial para mais de 13 mil mulheres e meninas, por meio de terapias com psicólogas, palestras e oficinas. De acordo com a diretora executiva da Lírios, Maria Fernanda Figueiredo, o dinheiro doado pelo GAAT será utilizado para construir a sede própria da instituição.
“Nós ganhamos um terreno e nosso intuito é que esse dinheiro seja o primeiro tijolo dessa obra de construção da sede, onde nós vamos acolher homens e mulheres porque o agressor também precisa ser tratado para que ele não promova agressões contra ninguém. Também vamos trabalhar na qualificação dessas pessoas para que eles possam, através do empreendedorismo, sair do ciclo de violência. Curar o seu emocional e fazer com que as pessoas tenham potencial de se autossustentar e assim evitar vários tipos de violência dentro do lar”, explica.
A diretora executiva da Lírios registrou sua gratidão pelo suporte recebido por meio do Bazar do Bem. “Quero agradecer primeiro a Deus pois a espiritualidade é a única que nunca se furta de estar conosco. A todas as pessoas e voluntários que disseram sim a este projeto lindo da primeira-dama e à população que teve a sensibilidade de doar e de adquirir as peças”.
O prefeito Kalil Baracat parabenizou a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat por ter idealizado e realizado o Bazar do Bem, projeto que classificou como “fantástico” pelo poder de agregação. “Envolve a Prefeitura, toda a sociedade várzea-grandense, vários parceiros, onde a gente consegue de certa forma despertar em todos a importância de se viver bem, em comunidade, sem agressões, sem abusos. Essa ação é uma satisfação e é algo concreto, realizado e com resultados positivos”.
Kalil enalteceu o trabalho realizado pela Lírios e agradeceu a toda a população, que também se engajou na campanha solidária para potencializar o trabalho desenvolvido pela entidade.
“Nós tivemos um recorde financeiro, batemos a meta e estamos ajudando uma instituição que presta um grande serviço, que é a Lírios, que atua no combate à violência contra a mulher e crianças e agora, com este recurso, com certeza vai desenvolver mais ainda as atividades e construir a tão sonhada sede. A gente entrega esse valor com muita satisfação e eu agradeço toda a sociedade várzea-grandense por esse valor arrecadado”, afirmou.
A primeira-dama Kika Dorilêo Baracat também agradeceu a todos que atenderam ao chamado dela e do prefeito para contribuir com o Bazar do Bem (tanto doando itens para venda, como ajudando no evento) e àqueles que participaram do bazar adquirindo peças. “O Bazar não seria esse sucesso que foi sem o coração generoso da população de Várzea Grande. E eu e o Kalil somos muito gratos. Nesse cheque de mais de R$ 103 mil tem um pedacinho de cada várzea-grandense que contribuiu e nós queremos agradecer e desejar que Deus retribua em dobro para cada um”, declarou.
Conforme a primeira-dama, a expectativa é de que o Bazar do Bem continue ajudando outros projetos que beneficiem o povo de Várzea Grande. “Se Deus nos permitir e nos der saúde, ano que vem a gente volta com o Bazar. A nossa intenção é sempre nos superar para trazer surpresas boas para a população várzea-grandense e para sempre poder abraçar causas que sejam importantes para a nossa cidade”, afirmou.
Além do prefeito Kalil Baracat e da primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, também foram homenageados como parceiros da Lírios, os secretários de Várzea Grande, Silvio Fidélis (Educação) e Ana Cristina Vieira (Assistência Social) pelos relevantes serviços prestados em prol da causa contra a violência contra as mulheres e crianças.