Argentina e Croácia fazem nesta terça-feira, dia 13, a primeira semifinal da Copa do Mundo do Catar. O confronto está marcado para 16h (de Brasília), no estádio Lusail. Quem chegar à final terá como adversário o vencedor de França x Marrocos, jogo da outra semifinal.
A Argentina não sabe o que é ser eliminada na semifinal da Copa do Mundo. Foram quatro disputas e quatro classificações para a final. Contra a Croácia, a meta é alcançar a quinta decisão na busca pelo primeiro título no último ato de Lionel Messi, que se despede da Copa do Mundo.
O caminho dos hermanos até a semifinal é de evolução. Derrotada na estreia pela Arábia Saudita, venceu México e Polônia para avançar com a melhor campanha do Grupo C. Nas oitavas de final, vitória sobre a Austrália em um jogo sem grande dificuldades, cenário que não se repetiu nas quartas. Após abrir 2 a 0 contra a Holanda, os argentinos cederam o empate no último lance do jogo, sofreram na prorrogação, mas extravasaram após vitória nos pênaltis.
A Croácia, por sua vez, chega à semifinal tendo vencido apenas uma partida das cinco disputadas. Na primeira fase, terminou em segundo lugar no Grupo F, liderado por Marrocos. Empatou sem gols com os africanos e com a Bélgica, e goleou o Canadá, por 4 a 1. Nas oitavas, eliminou o Japão nos pênaltis após empate por 1 a 1 em 120 minutos, roteiro idêntico ao das quartas, quando desbancou o favorito Brasil.
O time de Luka Modric chega motivado para alcançar sua segunda final de Copa seguida – o vice-campeonato de 2018, imposto pela França, foi a melhor campanha da história do país até o momento.
O restrospecto geral do duelo Argentina x Croácia é equilibrado. Em cinco jogos, foram duas vitórias para cada lado e um empate. Em Mundiais, houve duas partidas. Na fase de grupos da Copa de 1998, os argentinos venceram por 1 a 0. Na primeira fase da Copa da Rússia, em 2018, a Croácia aplicou um contundente 3 a 0. Essa foi a última partida entre as seleções, considerando amistosos e quaisquer competições.
Transmissão:
- Globo: Galvão Bueno narra, com comentários de Ana Thaís Matos e Junior.
- SporTV: o pré-jogo começa 1 hora antes. Milton Leite narra, com comentários de Lédio Carmona e Pedrinho. Assinante SporTV também acompanha tudo que acontece após a partida, além de ter acesso às transmissões em 4k, programas especiais, VOD e reprise dos jogos em multiângulo (Globoplay).
- ge: a transmissão do jogo será ao vivo e de graça e ainda traz os melhores momentos em Tempo Real – clique aqui para acompanhar.
- Hora da Copa: com narração de Tiago Leifert, a transmissão começa às 14h30 com o pré-jogo. A transmissão ao vivo no Globoplay, no ge e no SporTV 2 tem também a participação de Fernanda Colombo e Lisca.
Escalações prováveis
Argentina – Técnico: Lionel Scaloni
O treinador tem uma dúvida e três possibilidades distintas para enfrentar a Croácia nesta terça-feira. O atacante Di María, o zagueiro Lisandro Martínez e o volante Paredes disputam vaga entre os titulares, mudando o esquema com a escolha de cada um deles.
Caso comece com Di María (possibilidade mais provável), Scaloni terá a Argentina atuando na formação 4-3-3, com Messi e Julián Álvarez completando o trio de ataque. É a formação mais utilizada pelos argentinos.
A opção por Lisandro Martínez faria a Argentina atuar com três zagueiros, formando uma linha de cinco defensores, com Molina e Tagliafico atuando mais livres como alas. A escolha de Paredes alteraria a formatação para o 4-4-2, com Messi e Julián Álvarez no ataque.
Provável escalação: Emiliano Martínez; Molina, Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico; Enzo Fernández, De Paul e Mac Allister; Messi, Julián Álvarez e Di María.
Quem está fora: o lateral-direito Montiel e o lateral-esquerdo Acuña (suspensos).
— Foto: Infoesporte/ge
Croácia – Técnico: Zlatko Dalic
A Croácia vem de duas partidas em que jogou prorrogações no mata-mata da Copa do Mundo, e Dalic admitiu o cansaço da equipe. Para o duelo contra os argentinos, porém, a escalação será praticamente a mesma do jogo com o Brasil, com uma única mudança no ataque.
A imprensa croata aposta que Pasalic, titular contra a seleção brasileira, dará lugar a Vlasic entre os 11 iniciais. Assim, a proposta de ter um meia na ponta direita é mantida. Kramaric deve seguir como centroavante, embora Petkovic tenha marcado gol importante contra o Brasil.
Escalação provável: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Modric e Kovacic; Vlasic (Pasalic), Kramaric e Perisic.
Quem está fora: ninguém.
— Foto: Infoesporte/ge
Arbitragem
- Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
- Assistente 1: Ciro Carbone (ITA)
- Assistente 2: Alessandro Giallatini (ITA)
- Quarto árbitro: Mohammed Mohammed (EAU)
- VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
(GE)