O atual presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), foi apontado na pesquisa da Percent como o vereador mais atuante do município com 4,7% das citações espontâneas. Após conquistar mais de 20 mil votos nas últimas eleições gerais, ele toma posse como deputado estadual no dia 1º de fevereiro de 2023.
Juca é seguido de perto pelo também deputado eleito, Diego Guimarães (Republicanos), com 4%. Ambos atuam em campos ideológicos distintos. Juca é apoiador incondicional do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). Já Guimarães é adversário ferrenho do gestor cuiabano.
Muito próximos, três vereadores, Edna Sampaio (PT), Macrean Santos (PP) e Michelly Alencar (União Brasil) estão bem avaliados com índices acima de 3% (veja gráfico abaixo).
Recém eleito presidente da Casa de Leis, Chico 2000 (PL) está bem avaliado pelos munícipes com 1,8%, seguido por Sargento Joelson (PSB) e Cezinha Nascimento (União Brasil), com 1,3% e 1,2%, respectivamente. Outros 10 vereadores pontuaram com 1% ou menos nesta sondagem quantitativa.
Para Ronye Steffan, sócio da Percent, em linha geral a Câmara Municipal está bem avaliada. Segundo ele, até bem pouco tempo atrás, o conceito do Legislativo cuiabano era carimbado como a “Casa dos Horrores”.
“Com o fim dos escândalos de corrupção, a Câmara de Vereadores de Cuiabá saiu das páginas policiais. Com isso, a população passou a enxergar de forma diferenciada a atuação de seus representantes. Acredito em pouca renovação na próxima eleição municipal, como ocorreu com os atuais deputados estaduais, onde 80% deles conquistaram a reeleição”, asseverou Ronye.
Metodologia
A pesquisa da Percent foi realizada entre os dias 23, 24, 25 e 26 de novembro com 600 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Cuiabá. Com intervalo de confiança de 95%, a quantitativa tem margem de erro de 3% para cima ou para baixo. Os números finais estão sendo publicados, com exclusividade, pela TV Cuiabá e portal ODOCUMENTO.