O técnico António Oliveira deve assinar contrato na segunda-feira e chegar na capital paranaense no dia seguinte para ser apresentado como novo técnico do Coritiba. Como o ge antecipou, o treinador acertou com o clube paranaense nesta sexta-feira, após a demissão de Guto Ferreira. O Dourado, inclusive, já anunciou seu novo treinador: É Ivo Vieira, outro português que já chegou a Cuiabá.
O acerto de António com o Coxa já estava apalavrado e, durante o dia, as partes discutiram questões contratuais. Em um primeiro momento, o vínculo deve ser fechado por um ano com gatilhos de renovação por mais uma temporada.
O Coritiba nega que a vinda de António Oliveira esteja atrelada a um grupo americano que estaria interessado na SAF do clube. Contudo, existe um interesse de um grupo em investir no Coxa. Por questões contratuais, a diretoria não pode falar sobre o assunto.
O novo treinador
António Oliveira foi contratado pelo Cuiabá com o Brasileirão deste ano em andamento. Foram 29 jogos, com oito vitórias, nove empates e 12 derrotas. A equipe terminou em 16º lugar na tabela e garantiu a permanência na elite nacional para o terceiro ano consecutivo.
O treinador chegou a receber uma proposta para renovar com o Cuiabá e foi sondado para assumir o Vasco. Nesta sexta-feira (9), António Oliveira publicou em suas redes sociais sua despedida do Dourado.
O português tem 40 anos e, antes do Cuiabá, estava no Benfica B. Ele foi auxiliar de Jesualdo Ferreira no Santos, em 2020, e, depois, foi para o Athletico, assumindo o time principal em 2021.
Pelo Furacão, o comandante teve 21 vitórias, sete empates e 12 derrotas em 40 jogos – 58% de aproveitamento. Oliveira entregou o cargo após ser eliminado na semifinal do Paranaense para o FC Cascavel.
Reação de Guto com a demissão
Guto Ferreira recebeu com surpresa a decisão da diretoria alviverde. O treinador recusou uma proposta da Série A do Brasileiro para seguir no Coritiba. Ele teve diversas reuniões com o G-5 do clube sobre o planejamento para 2023.
– Fomos informados agora pouco em uma reunião. Fomos surpreendidos por todo carinho e respeito que o Guto tem pela instituição. Nos informaram que a troca foi um pedido de um grupo americano – disse Adriano Spadotto, empresário do técnico Guto Ferreira, ao ge. (GE)