Em um jogo de poucas oportunidades, mas muito emocionante, Marrocos fez história, passou pela Espanha nos pênaltis e e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez. Depois de um empate em 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação, os marroquinos contaram com o goleiro Bono inspirado e venceram por 3 a 0 nas penalidades. Agora, Marrocos espera o vencedor de Portugal e Suíça na próxima fase.

Desde os primeiros minutos, o cenário do jogo ficou claro no Cidade da Educação: a Espanha tentaria controlar a posse de bola e pressionar o adversário, enquanto o Marrocos sairia para o jogo no contra-ataque. E assim foi. No entanto, os espanhóis não conseguiram transformar o domínio em chances de gols. Assim, a primeira boa chances dos europeus só aconteceu aos 26′, quando Asensio chegou pela esquerda, mas finalizou na rede pelo lado de fora. Antes, Gavi já havia mandado no travessão, mas a o lance foi anulado por impedimento.

Dessa forma, quem mais assustou, de fato, foi o Marrocos. Nos contra-ataques, geralmente em lances puxados por Boufal, e na bola parada, a seleção marroquina ficou perto de abrir o placar com Mazraoui e Aguerd.

Na segunda etapa, o panorama não mudou. No entanto, logo aos 8′ minutos a Espanha conseguiu a sua primeira finalização na direção do gol. Em falta pela esquerda, Asensio rolou para Olmo soltar a bomba e obrigar o goleiro Bono a fazer uma boa defesa. Em seguida, os espanhóis seguiram trocando passes tentando infiltrar na zaga marroquina, mas sem sucesso. Enquanto isso, os africanos tentavam chegar no contra-ataque, mas não conseguiram assustar como no primeiro tempo. No fim, o cansaço chegou para o time de Marrocos e a Espanha aumentou a pressão. No entanto, ainda sem sucesso para marcar.

Prorrogação sem mudanças

A Espanha seguiu pressionando Marrocos no primeiro tempo da prorrogação. Com as substituições, Luis Enrique renovou o fôlego do ataque. No entanto, de novo, quem teve a melhor chance foi o time de Marrocos. Aos 13′, em tabela no ataque marroquino, Cheddira saiu na cara de Simón, mas acabou finalizando em cima do goleiro adversário. Na segunda etapa, o mesmo Cheddira desperdiçou uma oportunidades ao ser desarmado dentro da área. E, no fim, a Espanha quase resolveu no último lance, mas a finalização de Sarabia parou na trave esquerda.

Pênaltis

Por Marrocos, fizeram: Hakimi, Ziyech e Sabiri. Benoun perdeu.

Pela Espanha, Busquets, Soler e Sarabia perderam.

MARROCOS 0 (3) X (0) 0 ESPANHA
Oitavas de final da Copa do Mundo
Data: 06/12/2022
Local: Estádio Cidade da Educação, Doha (QAT)
MARROCOS: Bono; Hakimi, Saiss, Aguerd (El Yamiq, 38’/2ºT), Mazraoui (Attiat-Allah, 36’/2ºT); Ounahi (Benoun, 14’/2ºTP), Amrabat (Cheddira, 36’/2ºT) e Amallah; Ziyech, En-Nesyri (Sabiri, 36’/2ºT), Boufal (Ezzalzouli, 20’/2ºT). Técnico: Walid Regragui.
ESPANHA: Simón; Llorente, Rodri, Laporte, Alba (Álex Balde, 8’/1ºTP); Busquets, Pedri e Gavi (Soler, 17’/2ºT); Ferrán Torres (Nico Williams, 30’/2ºT (Sarabia, 13’/2ºTP)), Dani Olmo (Ansu Fati, 8’/1ºTP) e Asensio (Morata, 17’/2ºT). Técnico: Luis Enrique.
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Auxiliares: Juan Pablo Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Gols:
Cartão amarelo: Saiss (MAR), Laporte (ESP) (Jogada 10)