A Inglaterra avançou para as quartas de final da Copa do Mundo do Qatar ao derrotar Senegal, neste domingo (4/12), por 3 a 0. O jogo no Estádio Al Bayt, em Al Khor, foi muito disputado, com Senegal superior no primeiro tempo, mas perdendo gols e dando espaços para contra-ataques que foram fatais. Afinal, foi assim que os ingleses chegaram aos gols.  Henderson e Kane marcaram no primeiro tempo. Saka ampliou na etapa final.

Com isso, Senegal volta para casa. Já a Inglaterra enfrentará enfrentará a França (que eliminou a Polônia) neste sábado, 10/12, mais uma vez no Al Bayt. Jogaço imperdível.

O resultado ratificou o favoritismo inglês, que foi o time de melhor campanha na primeira fase, tem o ataque mais positivo, é a seleção mais disciplinada (zero cartão em quatro jogos) e uma das invictas (ao lado de Holanda e Marrocos). Mas, para Kane, alegria a mais. O artilheiro da Copa-2018 enfim marcou o primeiro gol nesta Copa. De quebra, acabou com jejum de oito jogos sem balançar a rede e o fez com a bola rolando (seus últimos tentos foram de pênalti). Enfim,  soma 52 com a camisa da Inglaterra. Assim, está a apenas um gol do maior goleador do English Team da história:  Rooney.

Primeiro tempo

Senegal foi melhor no primeiro tempo. Depois de levar sufoco nos primeiros minutos, passou a tocar melhor a bola e investir em contra-ataques perigosos. Assim, criou as primeiras boas chances, sendo a melhor com Dia, que chutou para ótima defesa de Pickford, no reflexo. Porém, aos 38, um contra-ataque levou a Inglaterra ao gol. Em jogada pela esquerda, Bellingham recebeu uma bola infiltrada, entrou na área e tocou para Henderson marcaer. O gol desarticulou Senegal, que por pouco não levou o segundo gol. Afinal, Kane e Shaw desperdiçaram.

Mas  Senegal, se lançando ao ataque, deixava buracos. E, aos 47, Belligham iniciou o contra-ataque lançando Foden.  Com apenas um marcador pela frente e vendo a entrada de Kane que tocou para o goleador, enfim fazer o seu primeiro gol na Copa (e o primeiro após oito jogos). Inglaterra 2 a 0.

Segundo tempo

Senegal voltou com três alterações que na teoria deixariam o time mais ofensivo. Porém,  foi a Inglaterra que mandou em campo, trocando passes, puxando o rival para seui campo de defesa e voltando a apostar em contra-ataques. Aos 11, Kane saiu da párea e tocou para Foden avançar pela esquerda e cruzar para Saka fazer 3 a 0. Com a vit[oria garantida e Senegal nocauteado, o treinador Gareth Southagate foi promovendo alterações para poupar alguns titulares, já mirando as quartas contra a França de Mbappé & Cia.

Confrontos Inglaterra-França

França e Inglaterra já se enfrentaram 31 vezes. A vantagem é inglesa: 17 vitórias, contra 9 dos franceses, além de 5 empates.  Em Copas, foram dois jogos, com vitórias dos ingleses: 2 a 0, em 1966; e 3 a 1, em 1982. Contudo, neste século, a coisa inverteu. Foram sete jogos, com os franceses vencendo 4 e perdendo 1, com 2 empates.

No último jogo estre as seleções, em 2017, deu França 3 a 2. Mbappé, então com 18 anos, passou em brancdo, pois os gols foram de Umtiti, Sidibe e Dembélé. Kane marcou os dois dos ingleses

INGLATERRA 3 X 0 SENEGAL

Oitava de final da Copa do Mundo
Data: 4/12/2022
Local: Al Bayt, Al Khor (QAT)
Público: 65.185
Inglaterra: Pickford; Walker, Stones (Cier, aos 31′ do 2ºT) Maguire e Shaw; Rice, Henderson  (Kalvin Phillips, aos 37′ do 2ºT) e Bellingham (Mount, aos 31′ do 2ºT); Saka (Rashford, aos 19′ do 2ºT), Kane e Foden (Grealish, aos 19′ do 2ºT). Técnico: Gareth Southgate
Senegal: Mendy; Sabaly, Koulibaly, Diallo e Jakobs (Fodé Tourpé, aos 39′ do 2ºT); Ciss (Pape Gueye, no Intervalo), Nimpalys Mendy e Diatta (Papa Sarr, no Intervalo); Ndiaye (Bamba Dieng, no Intervalo), Dia (Diedhiou, aos 27′ do 2ºT) e Ismaila Sarr. Técnico: Aliou Cissé
Árbitro: Ivan Barton (SLV)
Auxiliares: David Moran e Kathryn Nesbitt (USA)
VAR: Drew Fischer (CAN)
Gols:  Henderson, aos 38′ do 1ºT (1-0); Kane, aos 47′ do 1ºT (2-0); Saka, aos 11′ do 2ºT (3-0)
Cartão amarelo: Koulibaly (SEN) (Jogada 10)