A Holanda é a primeira seleção classificada para as quartas de final da Copa do Mundo. Neste sábado, no Estádio Internacional do Khalifa, os holandeses não tiveram dificuldades para vencer os Estados Unidos por 3 a 1 no jogo que abriu a disputa das oitavas de final. Depay, Blind e Dumfries marcaram para a Laranja, enquanto Wright fez o gol dos americanos. Assim, agora a seleção europeia espera o vencedor do duelo entre Argentina e Austrália, que se enfrentam nesta tarde.

Holanda domina sem a bola

Apesar da Holanda ter vencido sem maiores dificuldades, quem começou assustando foram os Estados Unidos. Logo aos 2′, Pulisic ficou com uma sobra dentro da área e finalizou, mas Noopert fez uma grande defesa. Mas não demorou para os holandeses abrirem o placar. Na primeira chance clara, aos 9′, Depay marcou após boa jogada coletiva e passe rasteiro para o meio da área. Em seguida, mesmo sem a bola, a Holanda controlou a partida, se fechando bem, evitando os ataques americanos e ainda assustando nos contra-ataques.

Assim, o jogo ficou morno, com poucas chances de gols. Mas a Holanda foi efetiva e conseguiu ampliar aos 45′. Em lance parecido com o primeiro tento, Dumfries recebeu na linha de fundo e cruzou rasteiro para a área. Blind apareceu e finalizou para as redes, fazendo 2 a 0.

Na segunda etapa, o panorama não mudou. Os Estados Unidos seguiram com a bola, mas tinham dificuldades para criar boas chances de gols. Mas o time americano melhorou com as mudanças do técnico Gregg Berhalter e conseguiu descontar com Wright, que entrou durante o segundo tempo, aos 30′. Mas quando parecia que o jogo ficaria animado, a Holanda ampliou logo depois, aos 35′, com Dumfries, garantindo a classificação holandesa.

HOLANDA x ESTADOS UNIDOS
Oitavas de final da Copa do Mundo
Data: 03/12/2022
Local: Estádio Internacional do Khalifa, Al-Rayyan (QAT)
HOLANDA: Noppert; Timber, Van Dijk e Aké (De Ligt, 47’/2ºT); Dumfries, De Roon (Koopmeiners, Intervalo), Klaassen (Bergwijn, Intervalo), De Jong e Blind; Depay (Simons, 36’/2ºT) e Gakpo (Weghorst, 47’/2ºT). Técnico: Louis Van Gaal.
ESTADOS UNIDOS: Turner; Dest (Yedlin, 29’/2ºT), Zimmerman, Ream e Robinson (Morris, 46’/2ºT); Adams, McKennie (Wright, 21’/2ºT) e Musah; Weah (Aaronson, 21’/2ºT), Jesús Ferreira (Reyna, Intervalo) e Pulisic. Técnico: Gregg Berhalter.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Brasil)
Assistentes: Bruno Boschilia (Brasil) e Bruno Pires (Brasil)
VAR: Nicolas Gallo (Colômbia)
Gols: Depay, 9’/1ºT (1-0), Blind, 45’/1ºT (2-0), Wright, 30’/2ºT (2-1), Dumfries, 35’/2ºT (3-1)
Cartãoamarelo: Koopmeiners e De Jong (HOL) (Jogada 10)