A dona de casa Maricelia Aparecida Pereira, de 39 anos, e o filho autista, de 5 anos, denunciaram que foram expulsos pelo motorista de um carro de aplicativo durante uma corrida, na quinta-feira (1º), em Cuiabá. De acordo com ela, o homem se irritou porque o menino teve uma crise. Ela registrou um boletim de ocorrência sobre o caso de discriminação.

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A empresa responsável disse, em nota, que casos comprovados de motoristas que adotem conduta discriminatória podem levar à perda de acesso à plataforma e ainda salientou aos usuários para registrarem esses incidentes no aplicativo.

Maricelia contou ao g1 que, por volta das 16h, solicitou uma corrida para ir buscar a outra filha na creche. Ao entrarem no carro, o menino passou a gritar, apresentar gestos impulsivos e acabou chutando o banco do motorista.

A mãe tentou acalmar o filho, mas o motorista disse que não era obrigado a levá-los naquela condição e mandou que descessem do veículo. Ela relatou que o homem chamou o menino de “louco”, conforme consta no boletim de ocorrência.

Antes de desembarcar, conseguiu gravar com o celular parte do que o motorista disse.

Depois de saírem do veículo, Maricelia pegou um ônibus com o filho. Ele acabou ficando descalço porque, segundo ela, mal teve tempo de ajeitá-lo ao saíram do carro por aplicativo.

“Ele é um menino doce e tem essas crises, como qualquer criança autista. Eu uso esse aplicativo todos os dias e os motoristas sempre nos respeitaram. Nunca imaginei que iria passar por isso, ainda mais da forma como aconteceu. Foi um trauma que não vou esquecer jamais”, contou.

O filho dela foi diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) há mais de dois anos. Segundo ela, o menino recebe medicação de forma adequada e as crises acontecem normalmente.

Nota na íntegra

A Uber não tolera qualquer forma de discriminação em viagens pelo aplicativo e reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o nosso app. Temos como política que os motoristas parceiros cumpram a legislação que rege o transporte de pessoas com deficiência.

A Uber fornece diversos materiais informativos a motoristas parceiros sobre como tratar cada usuário com cordialidade e respeito. Recentemente, a empresa lançou um guia que tem como objetivo apoiar os motoristas parceiros com informações sobre como ter interações positivas e respeitosas com usuários que têm alguma deficiência.

Nos casos em que usuários sentirem que o tratamento dado pelo parceiro não foi respeitoso, ou que desrespeitou os termos da lei, ressaltamos sempre a importância de reportarem esses incidentes à Uber, para que possamos tomar as medidas necessárias. Conforme explicitado no Código de Conduta da Comunidade Uber, casos comprovados de motoristas que adotem conduta discriminatória podem levar à perda de acesso à plataforma. (Informações do G1 MT)