O Uruguai venceu, mas não levou. Nesta sexta-feira, (2/12), no Al Janoub,  em Al Wakrah, venceu Gana por 2 a 0 com show do flamenguista Arrascaeta,  Enfim, titular  do Uruguai – como todos pediam no país – foi o autor dos dois gols da partida, no primeiro tempo.  Mas como a Coreia do Sul venceu surpreendentemente Portugal, de virada, por 2 a 1, a Celeste foi eliminada. Afinal, ambos ficaram com 4 pontos e saldo zero. Mas os sul-coreanos fizeram mais gols (4 a 2). Portugal ficou em primeiro, com 6 pontos e Gana em último com três pontos. Assim, a Coreia do Sul provavelmente será rival do Brasil nas oitavas.

O jogo ainda teve um “Déjà-vu”. Afinal, quando o placar estava 0 a 0, Gana perdeu um pênalti com André Ayew. Em 2010, quando os rivais se enfrentaram nas quartas da Copa da África, Gana desperdiçou uma penalidade na prorrogação e acabou eliminada pela Celeste. Há 12 anos Gian cobrou e Muslera defendeu. Desta vez, quem defendeu foi Rochet (Muslera é banco).

O Uruguai  começou dominando as ações, forçando a marcação, mas sem oferecer grande perigo para o gol africano. Aos 18, Kudus recebeu na área e foi derrubado pelo goleiro Rochet. O juiz inicialmente marcou impedimento. Confirmado que o jogador estava em posição regular, a penalidade foi marcada. André Ayew cobrou e Rochet defendeu.

Isso acordou de vez o Uruguai, que animado, foi à frente e quase marcou aos 20, quando Darwin Núnez, por cobertura, encobriu o goleiro Zigi. Mas, aos 25, veio o gol Celeste. Após lançamento de Núñez, Suárez recebeu e chutou. O goleiro deu rebote e Arrascaeta marcou o primeiro gol uruguaio na Copa. Aos 31, após grande jogada coletiva, Suárez deu um tapa por cobertura para a entrada de Arrascaeta: 2 a 0.

Gana tenta, mas não marca

No segundo tempo, o jogo teve equilíbrio, com o Uruguai  buscando ora contra-ataques, ora gastar o tempo e reclamando muito da não marcação de pênalti em Darwin Núñez. Gana, por sua vez, tinha pouca eficácia ofensiva, mesmo com a entrada de Sulemana e Bukari. Assim, o Uruguai esteve sempre mais próximo do terceiro gol, que poderia dar um alívio à Celeste. Mas a partir dos 30 minutos, Gana passou a pressionar, mas sem sucesso. Contudo, o desespero tomou conta dos uruguaios.

O jogo de Portugal com a Coreia estava nos acréscimos quando os sul-coreanos viraram para 2 a 1. Com isso, o Uruguai precisava de mais um gol para avançar pelo saldo. Pressionou, perdeu chances, deu chances para Gana marcar. A bola não entrou.  Choro uruguaio e muita festa para a Coreia lá no outro estádio. Os sul-coreanos acompanharam pelo celular o fim da  partida do Uruguai e vibraram muito.

GANA 0x2 URUGUAI

3ª Rodada do Grupo H da Copa do Mundo
Data: 2/12/2022
Local: Al Janoub, Al Wakrah (QAT)
GANA: Zigi; Seidu, Amartey, Salisu e Baba; Partey, Samed (Kyereh, aos 27′ do 2ºT); Kudus (Issahaku, aos 50′ do 2ºT), André Ayew (Bukari, no intervalo) e Jordan Ayew (Sulemana, no Intervalo); Iñaki Williams (Semenyo, aos 27′ do 2ºT). Técnico: Otto Addo
URUGUAI: Rochet; Varela, Giménez, Coates e Olivera; Varela, Bentancur (Vecino, aos 34′ do 1ºT) , Valverde e Arrascaeta (Maxi Gómez, aos 35′ do 2ºT); Pellistri (De la Cruz, aos 21′ do 2ºT), Darwin Núnez (Canobbio, aos 35′ do 2ºT) e Suárez (Cavani, aos 21′ do 2ºT) Técnico: Diego Alonso
Gols: Arrascaeta, aos 25′ do 1ºT (0-1); Arrascaeta, aos 31′ do 1ºT (0-2)
Árbitro: Daniel Siebert (ALE)
Auxiliares: Jan Seidel e Rafael Foltyn (Ambos da Alemanha)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Cartões amarelos: Darwin Núñez, Coates, Suárez (URU); Seidu (GAN) (Jogada 10)