Quatro jogos movimentam a Copa do Mundo do Catar nesta sexta-feira. Dois times, Brasil e Portugal, já estão garantidos nas oitavas de final e jogam apenas para definir suas posições finais nos Grupos G e H, respectivamente, e em qual chave cada um deles cairá. As outras seis seleções jogam suas vidas no Mundial, com diferentes níveis de “desespero” entre elas. Dentre elas, apenas duas completarão o conjunto de equipes que avança à próxima fase no Oriente Médio.
Primeiro acontece a definição do Grupo H. Às 12h (horário de Brasília), a Coreia do Sul enfrenta Portugal no estádio Cidade da Educação precisando desesperadamente da vitória. No mesmo horário, Gana e Uruguai batem de frente no estádio Al Janoub, mas com um olho na outra partida. Depois, é a vez do Grupo G. O Brasil entra em campo contra Camarões às 16h (de Brasília) no estádio Lusail, ao mesmo tempo que Sérvia e Suíça se encaram no estádio 974.
Confira os horários (de Brasília) dos jogos desta sexta-feira:
12h – Grupo H – Coreia do Sul x Portugal
12h – Grupo H – Gana x Uruguai
16h – Grupo G – Camarões x Brasil
16h – Grupo G – Sérvia x Suíça
Brasil roda elenco contra um Camarões desesperado
Daniel Alves no treino da Seleção: um dos reservas que estará em campo pelo Brasil nesta sexta — Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Classificada por antecipação após as vitórias sobre Sérvia e Suíça, a Seleção Brasileira pode se dar ao luxo de rodar seu elenco na última rodada do Grupo G. E é exatamente isso que o técnico Tite vai fazer: escalou 11 jogadores que estiveram na reserva na estreia. Uma forma de se resguardar contra possíveis lesões como as sofridas por Neymar e Danilo no primeiro jogo e por Alex Sandro no segundo.
O cuidado é justificado: Camarões joga a vida nesta sexta-feira. Precisa vencer a qualquer custo e torcer que o outro jogo do grupo termine em empate ou vitória da Sérvia. Além disso, ainda teria que fazer contas para passar no saldo de gols ou nos gols marcados.
Já o Brasil pode se manter na primeira posição do Grupo G até com uma derrota simples, desde que a Suíça não vença a Sérvia por três gols de diferença ou mais. Qualquer outro resultado na outra partida coloca a Seleção Brasileira contra o segundo colocado do Grupo H nas oitavas.
Sérvia e Suíça: mais do que a vaga em jogo
No outro jogo do grupo, duas seleções europeias podem carimbar o passaporte às oitavas com uma vitória – a Suíça, sem depender de mais ninguém; a Sérvia, na dependência de que Camarões não vença o Brasil. Os suíços podem até entrar com um empate, também desde que a Seleção Brasileira não perca.
Jogadores da Suíça provocam a Sérvia na vitória na Copa de 2018 — Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters
Mas há mais em jogo que “apenas” a continuidade na Copa: uma rivalidade política de longa data. A seleção suíça conta com jogadores de origem kosovar/albanesa, e o Kosovo é oficialmente reconhecido como território sérvio após ter movimentos separatistas na década de 1990 violentamente reprimidos pela antiga Iugoslávia.
A questão chegou ao gramado na Copa de 2018, quando o meia sérvio Luka Milivojevic provocou um dos jogadores albaneses da Suíça, e Shaqiri e Xhaka responderam fazendo um sinal da águia negra de duas cabeças, símbolo da Albânia, ao marcarem os gols da vitória por 2 a 1 sobre a Sérvia. Cerca de 90% da população kosovar é de origem albanesa. Este ano, uma bandeira com o território de Kosovo pintado com as cores da Sérvia e a frase “Sem rendimento” escrito em albanês foi flagrada no vestiário sérvio antes do jogo contra o Brasil, o que botou mais lenha na fogueira.
Como em 2010, Uruguai no caminho da classificação de Gana
Luis Suárez ataca de goleiro em 2010 no célebre Uruguai x Gana pela Copa da África do Sul — Foto: AFP
Se Sérvia x Suíça é o jogo mais tenso desta sexta, Gana x Uruguai é um segundo colocado honroso. Os dois países se reencontram mais uma vez com uma classificação em jogo, 12 anos depois do histórico embate nas quartas de final da Copa da África do Sul, em 2010. Naquela ocasião, os uruguaios venceram nos pênaltis após um empate em 1 a 1, garantido após uma defesa com as mãos do atacante Luís Suárez no último minuto da prorrogação e o pênalti subsequente perdido por Asamoah Gyan.
Desta vez, Gana tem uma vantagem: uma vitória a classifica sem depender de ninguém. Se empatar, ainda pode passar às oitavas desde que a Coreia do Sul não vença Portugal no outro jogo. O Uruguai não tem essa possibilidade: precisa vencer e ainda “secar” os sul-coreanos, que têm vantagem no saldo de gols e nos gols marcados.
Portugal entra com reservas contra Coreia
A Coreia do Sul também precisa de uma combinação de resultados: vitória sobre Portugal e empate ou derrota de Gana na outra partida. Para a primeira parte, os sul-coreanos terão uma “mãozinha”: com a equipe já classificada às oitavas, o treinador Fernando Santos vai mandar a campo um time misto, poupando alguns titulares para não arriscar lesão e outros por estarem pendurados.
Cristiano Ronaldo em treino de Portugal nesta quinta-feira: ele deve ser um dos poucos titulares da equipe em campo — Foto: REUTERS/Pedro Nunes
O maior astro da equipe, Cristiano Ronaldo, porém, é esperado entre os 11 iniciais. Portugal ainda precisa garantir a primeira posição no Grupo H, que pode vir com um empate ou até com uma derrota, desde que Gana não vença e tire a desvantagem de três gols no saldo para os portugueses. (GE)