A seleção de Marrocos escreveu um lindo capítulo na história do país e da Copa do Mundo. A equipe africana venceu o Canadá por 2 a 1 nesta quinta-feira (01), no Estádio Al Thumama e se classificou para as oitavas de final do Mundial, após 36 anos. A última e única vez, aconteceu em 1986, quando os Leões de Atlas chegaram ao mata-mata, mas acabou sendo eliminado para a Alemanha Ocidental. Contudo de uma forma mais especial. Os marroquinos se classificaram em primeiro, em um grupo que contava com a favorita Bélgica e a atual vice-campeã Croácia.

Por outro lado, o Canadá novamente voltou para casa sem conseguir somar um ponto na Copa. Contudo, a equipe de John Herdman conseguiu escrever seu nome na história. Afinal, os canadenses marcaram pela primeira vez em um Mundial e não voltaram para a casa de mãos abanando.

Buscando uma classificação histórica na Copa do Qatar, o Marrocos começou a partida no ataque. Contudo, não demorou muito para abrir o placar. Afinal, logo aos dois minutos, o goleiro do Canadá acabou saindo da área para cortar um passe, acabou afastando mal a bola e Ziyech acabou batendo de cobertura para fazer 1 a 0. Aos 22 minutos, Hakimi deu um passe espetacular do campo de defesa e deixou En-Nesyri em boas condições para chutar forte e aumentar o contador. Superior na partida, os Leões de Atlas controlavam o jogo.

Entretanto, o Canadá não se deu por vencido. Após boa jogada pela esquerda, Larin cruzou rasteiro, mas o zagueiro Aguerd acabou desviando e marcando contra. Os gols animaram os canadenses, mas não o suficiente para segurar os africanos. Afinal, En-Nesyri chegou a marcar o terceiro de Marrocos, mas acabou sendo anulado por impedimento.

Segundo tempo

Já na segunda etapa, o Canadá buscou ficar mais tempo com a bola e começou a pressionar. Aos 11 minutos, em bola alçada na área, Larin chegou atrasado e quase marcou. Em seguida, em novo cruzamento, Davies cabeceou na marca do pênalti, mas mandou pra fora. Precisando de apenas um empate para avançar, Marrocos acabou se fechando na defesa e decidiu explorar os contra-ataques.

Contudo, o lance mais inacreditável aconteceu aos 25 minutos. Em falta perigosa para os canadenses, Hutchinson cabeceou, a bola explodiu no travessão, pingou na linha e não entrou por centímetros. Na sequência, Johnston pegou o rebote, mas acabou indo pra fora. A pressão do país da América do Norte seguiu até os minutos finais da partida, mas o time de John Herdman não conseguiu somar seu primeiro ponto na história das Copas do Mundo.

CANADÁ 1X2 MARROCOS

Data: 01/12/2022, às 12h (de Brasília)
Local: Estádio Al Thumama, Doha (QAT)
CANADÁ: Borjan; Johnston, Steven Vitória, Miller e Hoilett (Wotherspoon, aos 30’/2ºT); Osorio, Kaye (Hutchinson, aos 14’/2ºT) e Adekugbe (Koné, aos 14’/2ºT); Buchanan, Davies e Larin (David, aos 14’/2ºT). Técnico: John Herdman
MARROCOS: MBounou; Hakimi (Jabrane, aos 39’/2ºT), Aguerd, Saiss, Mazraoui; Amrabat, Ounahi (El Yamiq, aos 30’/2ºT) e Sabiri (Amallah, aos 19’/2ºT); Ziyech (Hamdallah, aos 30’/2ºT), En-Nesyri e Boufal (Aboukhlal, aos 19’/2ºT). Técnico: Walid Regragui
Gols: Ziyech, aos 03′ do 1t (0-1); En-Nesyri, aos 22′ do 1t (0-2); Aguerd (contra), aos 39′ do 1t (1-2)
Árbitro: Raphael Claus (BRA)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo (BRA) e Danilo Simon (BRA)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)
Cartões amarelos: Hoilett, Osorio, Adekugbe e Steven Vitória (CAN)  (Jogada 10)