Croácia e Bélgica empataram por 0 a 0, no Estádio Al Ahmad Bin Ali, nesta quinta-feira (1/12). O duelo valeu pela terceira rodada da Copa do Mundo. Assim, os Kockasti (xadrez, em croata) garantiram a classificação para as oitavas de final, mas caíram para a segunda colocação do Grupo F. A partida foi marcada por muitas oportunidades dos dois lados, mas faltou a boa pontaria.

Por outro lado, que decepção! Os Diabos Vermelhos se despendem da competição ainda na fase de grupos. Deste modo, a Bélgica não conseguiu repetir a campanha do Mundial de 2018, quando foram a terceira colocada.

Resumo do jogo

Do lado da Bélgica, só a vitória importava. Nos últimos 15 minutos, até chegou perto do gol. A Croácia, porém, depois de dominar o primeiro tempo, conseguiu segurar o empate na reta final e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Com o 0 a 0 no placar, nesta quinta-feira, em Doha, os croatas terminaram com a segunda posição no grupo F, atrás do Marrocos. Agora, aguarda o rival na próxima fase.

Situação do grupo

Com o empate, a Croácia termina com cinco pontos, em segundo lugar no grupo F. A Bélgica, por outro lado, se despede na terceira posição, com quatro pontos. O Marrocos foi o primeiro, com sete, e o Canadá, o último, sem ponto e com três derrotas. Croatas e marroquinos, agora, aguardam a última rodada do Grupo E para conhecer seus rivais nas oitavas de final.

Primeiro tempo

A Bélgica foi a campo pressionada pela necessidade da vitória. Com mudanças no time titular, como a saída de Eden Hazard para o banco, o time de Roberto Martinez até teve um início promissor. Aos poucos, porém, voltou a apresentar problemas na criação, sem assustar o goleiro Livakovic. Do outro lado, a Croácia controlou o jogo, mas sem tantas chances de marcar. Os atuais vice-campeões ainda tiveram um pênalti anulado por impedimento de Lovren no início da jogada.

Segundo tempo

A Bélgica sabia que precisava da vitória para ir às oitavas. Por isso, o técnico Roberto Martinez mandou o time à frente logo na volta para o segundo tempo. Lukaku entrou no lugar de Mertens e teve chances de garantir a vitória: foram quatro no total, inclusive com uma bola na trave. A Croácia, porém, conseguiu segurar o empate para garantir a ida às oitavas em Doha.

Chances perdidas

A Bélgica chegou à Copa cercada de favoritismo. No Catar, porém, não conseguiu mostrar em campo o porquê. Ainda assim, teve chances de avançar. Lukaku, porém, não conseguiu marcar. O atacante, que perdeu o primeiro jogo, contra o Canadá, e entrou apenas no fim contra o Marrocos, desperdiçou quatro boas chances contra a Croácia. No fim, saiu decepcionado e socou a proteção do banco de reservas do estádio.

Veja as chances perdidas por Lukaku, que poderiam ter classificado a Bélgica

Veja as chances perdidas por Lukaku, que poderiam ter classificado a Bélgica

NAS OITAVAS

A Croácia esteve longe de fazer seu melhor jogo. Até controlou o primeiro tempo e conseguiu algumas chances na etapa final. No entanto, esteve perto do adeus nas muitas oportunidades desperdiçadas por Lukaku. Em segundo lugar no grupo F, pode ter a Espanha pelo caminho nas oitavas de final.

Dominik Livakovic, Romelu Lukaku e Eden Hazard em Croácia x Bélgica

Dominik Livakovic, Romelu Lukaku e Eden Hazard em Croácia x Bélgica (Foto: REUTERS/Albert Gea)

CROÁCIA 0x0 BÉLGICA

3ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo
Data: 01/12/2022
Local: Estádio Al Ahmad Bin Ali, Al Rayyan (QA)
CROÁCIA: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol, Sosa; Brozovic, Modric Kovacic (Majer, 47’ do 2ºT); Kramaric (Pasalic, 19’ do 2ºT), Livaja (Petkovic, 19’ do 2ºT), Perisic. Técnico: Zlatko Dalic
BÉLGICA: Courtois; Castagne, Alderweireld, Vertonghen; Meunier (Eden Hazard, 42’ do 2ºT), Dendoncker (Tielemans, 27’ do 2ºT), Witsel, Trossard (Thorgan Hazard, 14’ do 2ºT), De Bruyne, Carrasco (Doku, 27’ do 2ºT); Mertens (Lukaku, Intervalo). Técnico: Roberto Martínez
Gol: –
Árbitro: Anthony Taylor (ENG)
Auxiliares: Gary Beswick (ENG) e Adam Nunn (ENG)
VAR: Marco Fritz (GER)
Cartões amarelos: Dendoncker (BEL);

(GE/Jogada 10)