O Globo Esporte MT e os jornalistas da TV Centro América, Bruna Ficagna e Flávio Santos, foram indicados ao Prêmio Sabino Albertão, cuja primeira edição será realizada neste sábado (3), em Cuiabá. O evento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), busca reconhecer projetos, atletas, treinadores e representantes da comunicação esportiva e foi idealizado pela

Ao todo, são 13 categorias: atleta do ano, técnico, time, paratleta, federação, projeto social do ano, projeto paralímpico, projeto de iniciação esportiva, comunicador esportivo, mídia esportiva, amigos do esporte e hall da fama.

Todas terão apenas um vencedor, com exceção da hall da fama, que será elegerá três personalidades com impacto positivo no esporte. Segundo o governo estadual, o trófeu que será entregue aos ganhadores foi feito pelo escultor Fred Fogaça.

Sabino Albertão Filho

 

Sabino Albertão Filho morreu em 22 de junho de 2021, em decorrência da Covid-19 — Foto: Reprodução/Assessoria

Sabino Albertão Filho morreu em 22 de junho de 2021, em decorrência da Covid-19 — Foto: Reprodução/Assessoria

O prêmio leva o nome do professor e ex-secretário de Esporte do estado (1997 a 2002), Sabino Albertão Filho, um dos criadores dos jogos estudantis na região.

Ele também foi responsável pela implementação do Funded, pela lei de incentivo ao esporte em Mato Grosso e, também, pela realização de cursos de capacitação para professores de educação física.

Sabino atuou intensamente para criar a Escola Ténica em Cuiabá, conhecida atualmente como Instituto Federal de Educação Tecnológica e dedicou vários anos de vida para estruturar esse instituto, assim como na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde, junto com outros três professores, implementou o projeto da educação física na Secretaria de Educação da Capital.