A Holanda se classificou às oitavas de final como primeiro lugar do Grupo A da Copa do Mundo do Catar. Em ritmo de treino e sem muita inspiração, a Laranja venceu a seleção do país-sede por 2 a 0, no estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, nesta terça-feira. Gakpo e Frenkie de Jong marcaram os gols holandeses. O Catar foi o lanterna do grupo, sem pontuar.
O jogo da Holanda pelas oitavas de final será no próximo sábado, às 12h (de Brasília), no estádio Internacional Khalifa. O adversário sai do Grupo B, que define ainda nesta terça os classificados. Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales brigam pelas duas vagas. A Holanda vai pegar o segundo colocado da chave.
O outro classificado do Grupo A é o Senegal, que venceu o Equador por 2 a 1, fechando a fase de classificação, com seis pontos, um a menos que a Holanda.
Joia holandesa
Em boa trama ofensiva, Cody Gakpo marcou seu 3º gol na Copa. Ele se junta a Enner Valencia e Mbappé na artilharia da competição. É o primeiro jogador da Holanda a balançar as redes em todas as partidas da fase de grupos em Mundiais. Além disso, com os três gols, Gakpo igualou a marca de Johan Cruijff. O jogador, de 23 anos, e que atua pelo PSV Eindhoven, já estaria na mira de gigantes da Europa.
O Catar entrou em campo já eliminado. E sai do Mundial com uma marca negativa. Os resultados negativos fizeram a seleção catari ter a pior campanha de um anfitrião na história das Copas. Foram três jogos e três derrotas do Catar, superando o desempenho da África do Sul, em 2010, que havia conseguido um empate e uma vitória.
Foi de domínio da Holanda, com mais posse, mais presença no ataque, porém, sem muita efetividade, velocidade. Apesar disso, parecia questão de tempo a Laranja encontrar o caminho do gol. O Catar se defendia, mas sem muita organização, deixava espaços. E, aos 25 minutos, após boa triangulação, Gakpo abriu o placar, batendo no canto. A seleção catari buscou o contra-ataque, mas esbarrou na conclusão das jogadas.
Segundo tempo
A fragilidade do Catar deu o tom para a Holanda jogar. Com tranquilidade, ritmo de treino, rodando a bola em muitos momentos. Aos três minutos, Frenkie de Jong empurrou para as redes para ampliar o placar. Aos 22, Berghuis fez o terceiro, mas não valeu. O árbitro, com auxílio do VAR, assinalou toque de mão de Gakpo na jogada. A etapa terminou com o Catar tentando um gol de despedida e a Holanda administrando o resultado. A Laranja ainda carimbou o travessão, com Berghuis. (GE)