Em um jogo movimentando, a seleção de Senegal venceu o Qatar por 3 a 1 nesta sexta-feira (25), no estádio Al Thumama, em Doha. A partida acabou sendo válida pela segunda rodada do grupo A da Copa do Mundo. A equipe africana controlou o primeiro tempo, levou um susto na etapa final, mas soube acelerar quando preciso para definir o primeiro triunfo no Mundial. Por outro lado, os anfitriões misturaram o gosto amargo da derrota com a alegria do primeiro gol marcado do país na Copa.

Agora, o Qatar espera o resultado de Holanda e Equador para saber sua situação na Copa do Mundo. Caso haja um vencedor na outra partida, os anfitriões ainda terão chance de se classificar para as oitavas. Por outro lado, Senegal terá uma verdadeira final contra os equatorianos por uma vaga no mata-mata.

A primeira etapa começou morna, mas com equilíbrio entre as duas partes. O Qatar tentou se mostrar bem organizado, buscando fechar bem a defesa e encontrando boas oportunidades de contra-ataque. Contudo, a falta de qualidade individual e tática da equipe, não demoraram a aparecer. Afinal, com muitos erros de passe e domínio, além de saídas de bola atrapalhadas, o Qatar entregou o domínio do jogo para Senegal. Os anfitriões ainda reclamaram de um pênalti em Afif, mas, ignorado pelo árbitro. Soberanos, os senegaleses envolveram o adversário com passes, sem muita objetividade, perdendo até algumas chances claras. No final do primeiro tempo, depois de algumas oportunidades desperdiçadas, os africanos aproveitaram uma falha gigantesca do zagueiro catari e abriu o placar com Boulaye Dia. A bola sobrou dentro da área para o atacante chutar forte e marcar pela primeira vez.

Segundo tempo

Já na segunda etapa, o jogo ganhou emoção. Senegal precisou de apenas dois minutos para ampliar. Em escanteio cobrado por Jakobs, Diédhiou apareceu na primeira trave e desviou para marcar. Atrás do placar, o Qatar se lançou ao ataque buscando seu primeiro gol na Copa do Mundo. E teve pressão. Aos 16 minutos, Ali chutou rasteiro e obrigou o goleiro senegalês a fazer uma boa defesa. Na sequência, Mohammed desviou dentro da pequena área e obrigou Mendy a fazer um verdadeiro milagre. E a pressão deu resultado. Aos 32, Mohammed recebeu na direita e fez o cruzamento na cabeça de Muntari, que havia acabado de entrar, para descontar. Por outro lado, a seleção africana recuou e começou a explorar os contra-ataques. E o resultado deu certo. Afinal, N’diaye recebeu pelo lado direito e cruzou rasteiro para Bamba Dieng dar resultados finais para o embate.

QATAR 1X3 SENEGAL

2ª Rodada do Grupo A da Copa do Mundo
Data: 25/11/2022
Local: Estádio Al-Thumama, Doha (QAT)
QATAR: Barsham; Pedro Miguel (Mohammed Waad, aos 36′ do 2ºT), Khoukhi, Hassan e Ahmed (Salman, aos 36′ do 2ºT); Madibo, Boudiaf (Ali Asad, aos 23′ do 2ºT), Ismaeel Mohammed e Al-Haydos (Muntari, aos 27′ do 2ºT); Ali e Afif. Técnico: Félix Sánchez.
SENEGAL: Édouard Mendy; Sabaly, Koulibaly, Diallo e Jakobs (Cissé, aos 31′ do 2ºT); Nampalys Mendy (Pape Sarr, aos 31′ do 2ºT), Idrissa Gueye e Diatta (Ciss, aos 18′ do 2ºT); Diédhiou (N’diaye, aos 28′ do 2ºT), Boulaye Dia e Sarr (Dieng, aos 28′ do 2ºT). Técnico: Aliou Cissé.
Gol: Boulaye Dia, aos 39′ do 1ºT (0-1); Diédhiou , aos 02′ do 2ºT (0-2); Muntari, aos 32′ do 2ºT (1-2); Bamba Dieng, aos 37′ do 1ºT (1-3)
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)
Auxiliares: Pau Cebrian Devis (Espanha) e Roberto Diaz Perez del Palomar (Espanha)
VAR: Alejandro Hernandez (Espanha)
Cartões amarelos: Ismaeel Mohammed, Ahmed e Madibo (QAT); Boulaye Dia, Jakobs e Ciss (SEN) (Jogada 10)