A zebra apareceu, de novo, no Qatar. Nesta quarta-feira, no International Khalifa, a Alemanha até saiu na frente, mas acabou levando a virada e perdeu por 2 a 1 para o Japão na estreia pelo Grupo E da Copa do Mundo. Em resumo, Gündogan abriu o placar, mas Doan e Asano garantiram a vitória dos japoneses. Assim, o time asiático garantiu os primeiros três pontos no Mundial.
Com este resultado, a Alemanha repetiu 2018, quando também estreou com derrota. Assim, os alemães agora somam três resultados negativos nos últimos quatro jogos por Copa do Mundo. Na Rússia, o time europeu foi eliminado na fase de grupos, perdendo para a Coreia do Sul na última rodada.
Na próxima rodada, no domingo, a Alemanha tem o esperando confronto contra a Espanha, às 16h (de Brasília), no Al Bayt. No mesmo dia, mais cedo, às 7h, o Japão encara a Costa Rica, no Ahmad Bin Ali.
Domínio alemão
Como era de se esperar, o primeiro tempo foi de domínio da Alemanha. Mas o Japão tentou surpreender nos minutos iniciais. Os japoneses pressionavam os alemães no meio e tentavam contra-ataques com transições rápidas. Assim, o time asiático chegou a marcar com Maeda, aos 7′, mas o gol foi anulado por impedimento. Em seguida, a Alemanha cresceu e passou a controlar o jogo.
Com boas trocas de passes no setor ofensivo, os alemães passaram a criar oportunidades. Rüdiger e Kimmich ficaram no quase. Até que, aos 30′, Raum apareceu na área e foi derrubado pelo goleiro Gonda. Assim, o árbitro assinalou pênalti que foi convertido por Gündogan. Em seguida, a Alemanha seguiu pressionando e chegou a ter mais de 70% de posse de bola. Assim, Havertz até marcou aproveitando um rebote, mas o gol foi anulado por impedimento.
Japão reage e vira
Apesar do grande domínio da Alemanha no primeiro tempo, o Japão não desistiu do jogo e voltou do intervalo com mudanças de deixaram o time mais ofensivo e segurando melhor o lado esquerdo dos alemães. Assim, os japoneses se lançaram para o ataque e passaram a assustar o time adversário. Mas também deixaram a partida mais aberta. Gündogan quase fez o segundo, mas parou na trave. Em seguida, Gonda fez quatro defesas no mesmo lance. Assim, com a Alemanha perdendo oportunidades, o Japão foi efetivo e conseguiu o empate com Doan, aos 30′, aproveitando rebote dado por Neuer.
Em seguida, foi a vez da Alemanha se jogar ao ataque. Assim, o rápido ataque do Japão conseguiu aproveitar um contra-ataque e Asano marcou um golaço finalizando forte pelo lado direito da área aos 37′. No fim, até o goleiro Neuer foi para a área do Japão tentar a sorte na bola aérea, mas os três pontos ficaram mesmo com os japoneses.
ALEMANHA 1 x 2 JAPÃO
Primeira rodada do grupo E da Copa do Mundo
Data: 23/11/2022
Local: International Khalifa, Doha (QA)
ALEMANHA: Neuer; Süle, Rudiger, Schlotterbeck e Raum; Kimmich, Gündogan (Goretzka, 21’/2ºT) e Musiala (Götze, 32’/2ºT); Gnabry (Moukoko, 44’/2ºT), Müller (Hofmann, 21’/2ºT) e Havertz (Füllkrug, 32’/2ºT). Técnico: Hansi Flick.
JAPÃO: Gonda; Sakai (Minamino, 29’/2ºT) , Yoshida, Itakura e Nagatomo (Mitoma, 11’/2ºT); Tanaka (Doan, 20’/2ºT), Endo, Kubo (Tomiyasu, Intervalo) e Kamada; Ito e Maeda (Asano, 11’/2ºT). Técnico: Hajime Moriyasu.
Árbitro: Ivan Barton (ELA)
Auxiliares: David Moran (ELA) e Zachari Zeegelaar (SUR)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Gols: Gündogan, 32’/1ºT (1-0), Doan, 30’/2ºT (1-1), Asano, 37’/2ºT (1-2) (Jogada 10)