Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos que praticam o mal. Pois eles vão desaparecer logo como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas, que murcham. Salmos 37:1 e 2
A vida de todo ser humano já é um drama por si só. Todos têm os seus afazeres e responsabilidades diárias, consigo mesmos e com as demais pessoas.
Já basta o mal de todos os dias. Não podemos perder tanto tempo pensando em mais coisas ruins que existem neste mundo, provocadas pelos governantes, por nós e demais agentes.
Leia Também:
– Liderança de fato e de direito
– Lançamento do novo livro: Ansiedade – Como gerenciar e superar os pensamentos sabotadores
– Lançamento do novo livro: Ansiedade – Como gerenciar e superar os pensamentos sabotadores
– Como manter a motivação nos estudos?
– Sofra as penalidades
– Será que existe sorte?
– Foco!
– Mudando a comunicação com a neurolinguística
– Vale a pena ficar na zona de conforto?
– Como melhorar a concentração?
– Série Governantes: Faça a sua parte!
-Trabalho remoto com Alta Performance
-A possibilidade da reconstrução
-Você é insubstituível
-O que você quer que eu lhe faça?
-A picada da cobra
-Lei da ação versus reação
-O que você quer que eu lhe faça?
Não se aborreça. Não adianta ficar zangado, estressado, magoado e aborrecido com a sua situação, com as circunstâncias da vida das pessoas que estão ao seu redor, e quem sabe, até mesmo com as pessoas distantes. Não vale a pena gastar energia e tempo com as ações e omissões dos indivíduos, uma vez que não está sob o nosso controle.
Não tenha inveja. Essa palavrinha é um substantivo feminino, tão sutil e muito perigosa. É aquele sentimento que podemos ter, devido a felicidade, conquistas e sucesso de alguém, em outras palavras, alguém tem e você não.
O seu vizinho comprou um carro novo, mas você não tem condições de fazer o mesmo, consequentemente, você fala mal da aquisição do vizinho, com isso você permitirá que a inveja entre na sua mente. O sentimento gerado é pernicioso e negativo e pode nos levar à ruína. O colega do trabalho foi promovido e você ficou para trás; similar ao exemplo anterior.
Temos que ter ciência de que não temos controle sobre tudo. Ter inveja ou zangar-se de nada servirá no cenário já posto. Devemos blindar a nossa mente. Cuidado com a inveja, pois ela furta a nossa paz.
No livro de Êxodo 20:17, é inserido nas tábuas eternas um mandamento para essa situação: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.
São sentimentos a que todos nós estamos sujeitos, contudo, não podemos permitir sua entrada em nosso ser. Não podemos alimentá-los, pois, quanto mais damos brechas a eles, mais fácil a inveja adentra o nosso cérebro emocional.
O maior anjo do céu, o anjo preferido, o anjo regente do coral do céu, permitiu que a inveja entrasse em sua vida. Lúcifer tinha inveja de Jesus Cristo, ele queria se tornar igual a Cristo ou ocupar o Seu lugar. Resultado: o seu nome foi mudado de Lúcifer (portador de luz) para Satanás (diabo, acusador, opositor), foi expulso do céu e levou consigo aproximadamente 33% de todos os anjos do céu.
Aborrecer-se e ter inveja de pessoas até consideradas boas já é péssimo. Isso se torna pior quando temos esses sentimentos em relação a pessoas más. Não vale a pena mesmo!
Salmos está dizendo para que nós não cometamos esse erro. Cuide da sua vida, pois tenho certeza que ela já tem muitos problemas e dificuldades.
Cuide da sua vida e de sua família. Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos que praticam o mal. Foque naquilo que é bom, saudável, louvável e que tenha atitudes cristãs.
Saiba que os maus logo desaparecerão como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas, que murcham. A orientação do salmista Davi é nítida para nós: não se aborreça e não tenha inveja.
*FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”; “Singularidade”; “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança” e “Ansiedade”.
INSTAGRAM: @francisneyliberato
CONTATO: fawww.facebook.com/profile.php?id=100004779404481
SITE: www.francisney.com.br