Em Mato Grosso, 57.728 estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que será realizado neste domingo (13) e no próximo (20).
No primeiro dia do exame os candidatos testarão seus conhecimentos nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.
A prova escrita deve ser feita no gênero dissertativo-argumentativo. Os candidatos deverão tecer um raciocínio a respeito do tema que contenha introdução, desenvolvimento e conclusão apresentando uma proposta de resolução para a questão levantada pelo tema.
No segundo dia de avaliação, serão aplicadas as provas de Matemática e de Ciência da Natureza, com 45 questões cada.
Em Mato Grosso, os portões dos locais de provas abrem às 11h e fecham às 12h e as provas começam às 12h30.
Os candidatos devem consultar com antecedência, pela internet, o endereço de onde farão as provas, pois diferente dos anos anteriores o cartão de prova não será enviado pelos Correios.
Outro detalhe importante é que no primeiro dia de Enem, o término das provas será às18h e no segundo, às 17h30 (horário MT).
Locais de prova
O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/.
O documento também traz dados como: idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).
O Inep recomenda que o candidato imprima o “cartão” e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.
O que levar no dia da prova
– RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
– Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
– Cartão de confirmação de inscrição;
– Lanche e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Como usar a nota
O resultado da prova é utilizado para selecionar estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: Repórter MT