As áreas de Infraestrutura, Tecnologia da Informação e Segurança do Fórum da Capital ganharam um grande reforço nesta semana. O juiz diretor do Foro, juiz Lídio Modesto, entregou um diciclo elétrico (veículos com duas rodas colocadas lado a lado) para cada setor. Os equipamentos vão dar celeridade aos atendimentos das equipes ao público interno.
 
O diretor do fórum destacou que a locação dos veículos de duas rodas foi aprovada pela presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas, após a apresentação de um estudo técnico que apontou esta como a forma de aquisição mais vantajosa para a administração pública. “A presidente entendeu as necessidades apresentadas pela diretoria. O Fórum da Capital é muito grande tem 54 mil metros quadrados de área construída, é a unidade com maior número de magistrados e atende o maior número de cidadãos. Com os diciclos vamos conseguir melhorar em muito o atendimento das demandas nas três áreas contempladas.”
 
Os veículos foram testados pelos integrantes das equipes, entre eles a gestora da Infraestrutura da unidade judicial, Luciane Tolovi, que aprovou a nova ferramenta de trabalho. “Essa ideia é inovadora, veio do nosso juiz diretor e a expectativa é de sucesso. Eu testei o diciclo, achei fantástico, pois é um equipamento seguro em relação a riscos de quedas e acidentes, é ágil e fácil de lidar. Qualquer pessoa que receber orientações de uso e treinar é capaz de pilotar”, assegura.
 
A área de infraestrutura é responsável pela manutenção predial, cuida de demandas como troca de lâmpadas queimadas, consertos de goteiras, pias ou vasos sanitários, reparo de tomadas e equipamentos elétricos com problemas ente outros. “Recebemos em média 60 chamados por dia, os deslocamentos das equipes são constantes para que nosso público interno consiga atender a contento o cidadão que vem até o fórum buscar pela solução dos seus problemas.”
 
Outro setor que irá eliminar boa parte do tempo de deslocamento é o da Tecnologia da Informação (TI), o gestor de TI, Valtino de Oliveira de Jesus. “Nossa expectativa é dar o pronto atendimento, principalmente durante as audiências. Pela nossa experiência por um motivo ou outro, no meio da audiência a TI é chamada para resolver alguma questão e com o veiculo teremos agilidade nessa locomoção”, cita.
 
Para o assessor militar do Fórum de Cuiabá, Tenente Coronel PM Rodrigo Eduardo Costa o diciclo dará agilidade às rondas dos militares que atuam no local. “Nosso patrulhamento externo preventivo, no estacionamento, ganhará muito mais mobilidade. Ganhamos sobremaneira com a redução do tempo que os militares levavam para fazer a ronda a pé”, afirma.
 
O Fórum da Capital possui 54 mil metros quadrados de área construída e cerca de 1500 pessoas que atuam no local, entre magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as), estagiários(as) e voluntários(as). Possui corredores de 120 metros de comprimento e o diciclo pode realizar deslocamento com velocidade de até 18 km por hora.
 
O veículo é sustentável, movido à bateria, que tem autonomia de quatro horas. A recarga é feita conectando o carregador do equipamento na rede elétrica, de 110v ou 220v, durante quatro horas.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: Foto 1 – Horizontal e colorida do diretor do Fórum da Capital entregando a chave de um dos diciclos aos representantes das áreas TI, Militar e Infraestrutura. Foto 2 – Horizontal e colorida de um militar percorrendo o estacionamento do fórum sob o veículo de duas rodas.
  
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT