A derrota desta quinta-feira para o Botafogo, por 3 a 0, liquidou qualquer possibilidade do Santos em jogar a Copa Libertadores no ano que vem, o que era o principal objetivo do clube na reta final do Campeonato Brasileiro.

Em 2023, assim como aconteceu nesta temporada, o Peixe disputará a Copa Sul-Americana.

O revés no estádio Nilton Santos manteve o Santos com 47 pontos ganhos na tabela após a disputa de 37 rodadas. O time da Vila Belmiro não possui mais condições de terminar o Brasileirão entre os oito primeiros colocados e, portanto, está fora do grupo de elite do futebol sul-americano pelo segundo ano seguido.

O Peixe, no entanto, não pode ser alcançado pelo Coritiba – o 15º colocado na Série A – e, com isso, tem a vaga à Copa Sul-Americana assegurada. Em 2023, o Santos disputará o Paulistão, a Copa do Brasil, a Sul-Americana e também o Campeonato Brasileiro.

Ao longo dos últimos meses, o presidente Andres Rueda tem dito que o clube terá um maior poderio financeiro no mercado. O Santos ainda busca um treinador, está em negociação com Maurício Barbieri, ex-Red Bull Bragantino, e também mira um executivo de futebol. Por enquanto, não há negociações em curso para a chegada de novos atletas.

Resta ainda uma rodada para o fim desta temporada. No domingo, às 16h (de Brasília), o Peixe mede forças com o Fortaleza, na Vila Belmiro. A equipe do técnico Orlando Ribeiro entra em campo sem pretensões na tabela, enquanto o Leão do Pici ainda luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem. (GE)