Entre os dias 9 e 25 de novembro, a Comarca de Tangará da Serra participa da Campanha de Enfrentamento à violência contra a mulher. De acordo com a juíza Edna Ederli Coutinho, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, serão realizadas ações voltadas ao esclarecimento sobre o tema, além de fomentadas iniciativas que possam garantir às vítimas apoio para saírem do ciclo da violência.
Nesta quinta-feira (10), a magistrada participará de uma palestra ao lado da advogada Ana Emília Iponema, na sede da OAB no município, às 19h. A juíza explica que a campanha foi de iniciativa da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, formada nesse ano e que envolve uma união de esforços dos Poderes Judiciário, Executivo, Legislativo e da sociedade civil organizada.
“Precisamos contribuir para uma mudança de cultura, o machismo vem de séculos e não é algo fácil de quebrar. Mas as mulheres precisam conhecer seus direitos, por isso vamos falar sobre os diversos tipos de violência, como a violência psicológica, conceituar o que é violência doméstica e ensinar como denunciar”, afirmou.
De maneira didática, a magistrada explicou que o primeiro passo é a vítima reconhecer que sofre a violência, para que ela possa agir. O segundo passo é encorajar a mulher a denunciar para que seja possível tomar medidas para cessar a agressão.
“O atendimento da vítima não para na medida protetiva, a mulher precisa de ajuda com apoio psicológico, capacitação e meios que ela possa ter um trabalho, conquistando a autonomia. A rede tem o papel de ajudar a cessar a agressão imediata e dar ferramentas para ela conseguir ter um emprego, recuperar a autoestima e sair do ciclo da violência”.
Confira a programação da Campanha de Enfrentamento à violência doméstica:
Dia 9 – Quarta-feira – Coletiva de Imprensa, no Fórum às 8h
Dia 10 – Quinta-feira – Palestra, na sede da OAB, às 19h, com a Comissão dos Direitos da Mulher da OAB
Dia 16 – Quarta-feira – Cinema, no Centro Cultural, às 19h
Dia 18 – Sexta-feira – Blitz com faixas em 3 pontos de Semáforos do Município
Dia 20 – Domingo – Ato: Feriado Estadual da Consciência Negra, na Praça da Bíblia às 17h
Dia 23 – Quarta-feira – Evento: Chá com Elas – feira de mulheres empreendedoras e palestras, no Centro Cultural das 14h às 22h
Dia 25 – Sexta-feira – Carreata: Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, na Avenida Brasil, às 16 h
Andhressa Barboza
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT