Santos e Avaí empataram por 1 a 1 na tarde deste sábado, na Arena Barueri. O resultado foi muito ruim para os dois times: afastou bastante a esperança de Libertadores do Peixe e confirmou o rebaixamento do clube catarinense. Marcos Leonardo, de pênalti, abriu o placar para o Santos no começo da partida. Raniele empatou na etapa final. O Peixe ainda conseguiu uma pressão nos minutos finais, mas parou no goleiro Vladimir – curiosamente, ex-jogador do clube da Vila Belmiro.
Consertado a tempo…
O começo do jogo atrasou três minutos por causa de um problema no VAR. E valeu a pena esperar. Logo no primeiro minuto de partida, Marcos Leonardo foi ao chão após puxão de Wellington. O árbitro Caio Max Augusto Vieira recorreu ao monitor depois de não apontar irregularidade em campo. E aí marcou o pênalti – convertido pelo próprio Marcos Leonardo.
Pipa corintiana
Uma pipa caiu no meio da torcida do Santos no começo do segundo tempo. E com um detalhe: tinha o símbolo do Corinthians. Aí não teve jeito: um torcedor do Peixe deu um jeito de destruí-la.
Primeiro tempo
O Santos praticamente começou o jogo vencendo. Com um minuto, Wellington puxou a camisa de Marcos Leonardo dentro da área. Inicialmente, o árbitro não marcou pênalti. Mas mudou de ideia depois de consultar o lance no monitor do VAR. O próprio Marcos Leonardo bateu e colocou o Peixe na frente: 1 a 0. O gol precoce parecia indicar um jogo movimentado, repleto de emoções. E aconteceu o contrário. As duas equipes caíram em um longo marasmo.
Enquanto o Santos se mostrava confortável com o resultado, trocando passes sem objetividade, o Avaí simplesmente não conseguia criar. Só foi sair nova chance de gol aos 33 minutos, quando Bruno Silva recebeu de Vitinho às costas da zaga do Peixe e cruzou para Marcinho, de cabeça, forçar João Paulo a fazer grande defesa. O Santos respondeu aos 36: Madson desviou no primeiro poste, com perigo, um escanteio fechado de Bruno Oliveira. A bola passou em frente ao gol e saiu.
Segundo tempo
O Avaí voltou muito melhor para o segundo tempo. E comandado pelo volante Raniele. Com um minuto, ele já arriscou um chute de longe, para fora. Aos cinco, fez o gol do empate. O camisa 14 ganhou a disputa com Madson, invadiu a área e bateu cruzado. A bola desviou em Luiz Felipe e passou por João Paulo: 1 a 1. Pouco depois, aos dez, o volante quase fez mais um. Mandou um chute forte, e o goleiro do Santos espalmou.
Vendo o time perdido em campo, jogando ainda menos do que na etapa inicial, o técnico Orlando Ribeiro apostou em substituições. Tirou Rodrigo Fernández e Bruno Oliveira, colocou Sandry e Luan. O time se posicionou mais à frente, rondou mais a área adversária, mas com pouca organização. Bauermann cabeceou com perigo aos 26. Rwan (que entrou no lugar de Camacho) quase marcou após receber passe de Ângelo aos 29 – Vladimir evitou o gol.
Angelo pegou chute travado aos 35 – e novamente o goleiro do Avaí salvou. O mesmo aconteceu em chute colocado de Luan e em cabeceio de Lucas Barbosa. Lucas Ventura, aos 51, ainda fez fila na defesa do Santos e quase virou o jogo. Mas não teve jeito. O empate, ruim para os dois times, foi mantido.
Na tabela
Com o empate, o Santos foi para 47 pontos, na 12ª colocação, e agora precisa de uma combinação de resultados para ir à Libertadores – pode ficar sem chances ainda nesta rodada. O Avaí, com 29, não tem mais condições matemáticas de alcançar o Cuiabá, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Soma-se ao Juventude como times confirmados na Série B do ano que vem.
Próximos jogos
O Avaí volta a campo na quarta-feira. Às 19h, recebe o Ceará. No dia seguinte, às 20h, o Santos visita o Botafogo. (GE)