A 35ª rodada do Campeonato Brasileiro marcou a conquista do título pelo Palmeiras e também as classificações diretas à fase de grupos da Libertadores para Fluminense e Corinthians, assegurados no G-6, assim como Internacional e Flamengo. Com cinco das seis vagas preenchidas, o Athletico-PR despontou como grande favorito ao último lugar disponível nas chaves da principal competição sul-americana com 73,9% de chances. Atlético-MG, com 19,4%, e São Paulo, com 6,3%, ainda vão tentar roubar o lugar do Furacão nas últimas três rodadas.

Já o Cuiabá que estava sob forte ameaça, viu suas chances de ficarem na Série A subirem muito após a vitória de 2 a 0 sobre o Botafogo, no Rio de Janeiro. Segundo projeções, as probabilidades de permanência do Dourado foram a 74%. A equipe tem três jogos duros pela frente: Palmeiras (C), Atlético-MG (F) e Coritiba (C).

Se a vaga no G-6 tem um franco favorito, as duas para as fases prévias da Libertadores podem ser o prêmio de consolação para o esforço do Galo e do Tricolor Paulista para pontuar na reta final. Enquanto os mineiros têm possibilidades de 92,5% de ficar entre os oito melhores da competição, os paulistas estão com 69,1%. Fortaleza, América-MG, Santos e Botafogo correm por fora para buscar uma vaga no G-8.
Athletico-PR, de Terans, está de olho na vaga direta para a fase de grupos da Libertadores — Foto: Robson Mafra/AGIF

Athletico-PR, de Terans, está de olho na vaga direta para a fase de grupos da Libertadores — Foto: Robson Mafra/AGIF

O Athletico-PR terá uma missão difícil no fim de semana diante do Internacional, no Beira-Rio. O São Paulo vai desafiar o Fluminense no Rio de Janeiro. O Atlético-MG joga só na segunda-feira e recebe o Botafogo no Mineirão, sabendo se terá chance de alcançar o G-6 já na 36ª rodada.

Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos todas as finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 3.769 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013 que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da expectativa de gol (xG), métrica consolidada internacionalmente. Os dados ajudam a calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, fazendo 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.

Chances de ir para a Libertadores

ClubeChances de G-6Chances de G-8
Palmeiras100%100%
Internacional100%100%
Flamengo100%100%
Fluminense100%100%
Corinthians100%100%
Athletico-PR73,9%99,4%
Atlético-MG19,4%92,5%
São Paulo6,3%69,1%
Fortaleza0,1%15,8%
América-MG0,3%12,7%
Santos0%5,6%
Botafogo0%4,5%
Bragantino0%0,5%

Permanência na Série A

Boas notícias para Santos, Bragantino e Goiás, que estão matematicamente garantidos na próxima edição da Série A do Brasileirão. O Juventude já estava rebaixado e o Avaí, derrotado pelo Braga em Santa Catarina, tem uma ínfima chance de 0,01% de permanência. O Atlético-GO foi mais um que se complicou bastante e, após perder em casa para o Peixe, tem apenas 10,2% de possibilidades de ficar na elite nacional.

A rodada foi boa para Coritiba e Cuiabá, que venceram Juventude e Botafogo, respectivamente. As chances das duas equipes de ficar na elite subiram bastante. O Coxa foi de 53,8% para 81,3%, e o Dourado subiu de 50,9% para 74,1%. Pior para o Ceará, que era favorito para se salvar com 64,3%, mas a derrota para o Fluminense e a queda no desempenho fizeram as chances do Vozão despencarem para 34,3%.

Chances de permanecer na Série A

ClubePermanência na Série A
Coritiba81,3%
Cuiabá74,1%
Ceará34,3%
Atlético-GO10,2%
Avaí0,01%
Juventude (Rebaixado)0%
(Com GE)