O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), desembargador Carlos Alberto da Rocha Alves, afirmou que os eleitores não devem enfrentar filas no segundo turno das eleições, que ocorre neste domingo (30).

As filas nas seções eleitorais foram uma das principais críticas do eleitorado no primeiro turno em todo o país.

Segundo Rocha, o atendimento para o segundo turno foi aprimorado no Estado e, além disso, haverá mais colaboradores dando informações, já que muitos eleitores ficaram perdidos com as mudanças nas seções e locais de votação.

“Aprimoramos naquilo que nós observamos que foram as críticas no primeiro turno. Tenho certeza que no segundo turno todos vão votar de uma forma bem mais rápida”, disse.

“Nós tínhamos uma estrutura planejada e, infelizmente, ela não foi executada 100%. Inclusive uma das coisas que nós tínhamos programado e não funcionou de forma correta são aqueles coletes de ‘Posso Ajudar’. Vários colaboradores não estiveram presentes ou não houve uma coordenação efetiva dessas pessoas com os coletes. Mas isso está sendo corrigido também”, acrescentou.

Segundo Rocha, outro problema que provocou as filas no primeiro turno foi a biometria.

“Alguns mesários tiveram  uma certa dificuldade na colocação do dedo para obter a biometria. Já foi instruído de como fazer de uma forma mais rápida, disponibilizado um vídeo para eles também, sobre o posicionamento da biometria. Tudo aquilo que nós observamos que não saiu como nós queríamos, já foi melhorado”, declarou.

Fonte: Repórter MT