Mais de 3 mil reeducandos participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) destinado a Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) em Mato Grosso. O número de participantes da prova deste ano foi 20% maior que o realizado no ano passado.
Do total, 1.587 recuperandos prestaram o exame para certificação de Nível Médio e 1.695 para o Ensino Fundamental, totalizando 3.282 inscritos. Em 2021, participaram do exame 2.734 recuperandos.
Neste ano, a prova contou com a adesão de reeducandos de 40 unidades prisionais, apenas três não tiveram participantes. A prova foi aplicada nas salas de aula das próprias unidades com acompanhamentos dos policiais penais, sem nenhuma intercorrência.
As unidades que tiveram o maior número de inscritos foram a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa (a Mata Grande), em Rondonópolis (213 km de Cuiabá), com 414 recuperando; a Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, com 276 inscritos e a Penitenciária Dr. Osvaldo Leite (Ferrugem), em Sinop, com 268 participantes.
O Encceja é uma prova aplicada pelo Instituo Nacional de Ensino e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep) focado na avaliação de jovens e adultos para obtenção do certificado do ensino fundamental e ensino médio.
Socioeducativo
O exame também foi aplicado nos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) de Mato Grosso e contou com a adesão de 28 adolescentes em conflito com a lei, sendo 18 para o ensino fundamental e 10 para o ensino médio.
Fonte: Sesp-MT