A noite que deixa o Palmeiras a um passo do título do Campeonato Brasileiro é também uma noite histórica do garoto Endrick, de 16 anos. A joia do Verdão foi responsável maior pela vitória de virada por 3 a 1 sobre o Athletico-PR, na noite desta terça-feira, na Arena da Baixada, que deixou o time de Abel Ferreira com a possibilidade de comemorar o título já nesta quarta – mesmo sem entrar em campo.
Mais novo a marcar pelo Palmeiras na história, Endrick mudou o jogo no segundo tempo, fez um gol (ou dois, caso o gol de Scarpa seja creditado a ele) e viu Gustavo Gómez fechar o placar – Matheus Felipe havia feito o gol do Athletico, que entrou com time reserva já de olho na final da Libertadores contra o Flamengo, sábado. O Verdão só volta a jogar na próxima semana, contra o Fortaleza, mas pode comemorar bem antes… Basta Inter e Corinthians não vencerem nesta quarta.
O menino prodígio
A temporada que teve brilho de nomes como Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Rony, Dudu e Gustavo Gómez vai terminar para o Palmeiras com uma nova joia, cada vez mais real aos 16 anos. Endrick entrou de novo no segundo tempo e fez seu primeiro gol como profissional – quando o Palmeiras perdia por 1 a 0, fez a jogada do primeiro gol, marcou o segundo e bateu um recorde. O prodígio é o jogador mais jovem a balançar as redes pelo Verdão, com 16 anos e três meses.
Prestes a disputar a decisão da Conmebol Libertadores, no próximo sábado (29), em Guayaquil, no Equador, contra o Flamengo, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ a partir das 17h (horário de Brasília), o Athletico foi a campo com um time misto. E apesar disso, foi quem abriu o placar. E com categoria.
Aos 30 minutos, o zagueiro Matheus Felipe acertou uma “bomba” de fora da área e fez 1 a 0 em Curitiba.
Na segunda etapa, porém, o Palmeiras conseguiu uma reação e começou a construir a virada. E tudo começou após a volta do intervalo, quando o técnico Abel Ferreira tirou Danilo para colocar o atacante Endrick em campo.
E foram necessários apenas 13 minutos em campo para a joia de 16 anos enfim mostrar ao que veio.
O camisa 16 roubou a bola no lado esquerdo do ataque, invadiu a área e rolou para Rony. A bola sobrou novamente para Endrick, que dividiu com Gustavo Scarpa e tocou para o fundo das redes para fazer o 1 a 1.
A definição de quem foi o autor do gol gerou dúvidas, já que ambos dividiram a bola no momento da finalização.
Porém, para não restar dúvida, a joia voltou a marcar, aos 25 minutos, depois de receber cruzamento na área de Rony e virar a partida com gol de cabeça. 2 a 1 Palmeiras.
O Athletico ainda ficou com um a menos em campo após Tomás Cuello ser expulso.
Quem fechou a conta foi o zagueiro Gustavo Gómez, aos 30 minutos, após cobrança de escanteio, fazendo o 3 a 1.
Palmeiras faz as contas!
Com a vitória, o Palmeiras foi a 74 pontos e pode ser campeão ainda nesta rodada.
Basta que Internacional e Corinthians, que ainda tem um jogo a menos, não vençam seus jogos nesta quarta contra Ceará e Fluminense, respectivamente.
Já o Athletico é o 6° colocado com 51 pontos.
Próximos jogos
No próximo sábado (29), a partir das 17h (horário de Brasília), o Athletico-PR decide o título da Conmebol Libertadores com o Flamengo, em Guayaquil, no Equador, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
Como fica?
A vitória leva o Palmeiras aos 74 pontos, com 13 de vantagem para o Inter e 17 para o Corinthians – únicos que ainda podem alcançá-lo. O Verdão é campeão na quarta se Colorado e Timão não vencerem Ceará e Fluminense, respectivamente. Já o Athletico, com cabeça na final da Libertadores contra o Flamengo, sábado que vem, permanece com 51 pontos.
Já o Palmeiras, tem compromisso somente no próximo dia 2 de novembro, quando recebe o Fortaleza no Allianz Parque, a partir das 16h (horário de Brasília), pelo Brasileirão.
Ficha técnica:
Athletico-PR 1 x 3 Palmeiras
GOLS: Athletico: Matheus Felipe (30′ 1°T); Palmeiras; Endrick (13′ 2°T e 25′ 2°T) e Gustavo Gómez (30′ 2°T)
ATHLETICO: Anderson; Orejuela, Matheus Felipe, Nico Hernández e Pedrinho; Hugo Moura, Bryan García e Léo Cittadini; Vitor Bueno, Vitor Roque e Rômulo. Técnico: Felipão.
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Mayke, Gustavo Scarpa e Dudu; Rony. Técnico: Abel Ferreira. (GE/ESPN)