Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Eduardo Botelho (União) disse que seria “difícil” a deputada Janaina Riva (MDB) pleitear a presidência ou a primeira-secretaria na nova Mesa Diretora (2023-2024).

A eleição ocorrerá no dia 1º de fevereiro, quando a nova legislatura será empossada. As articulações políticas para os cargos de comando do legislativo, no entanto, já acontecem.

Segundo Botelho, Janaina o convidou para uma conversa e o comunicou sobre a desistência. Hoje a parlamentar ocupa a vice-presidência da Casa.

“Ela explicou as razões dela ter saído da disputa. Eu recebi com naturalidade. A leitura dela é de que seria muito difícil para ela pleitear essa vaga no momento. É que ela esperava uma renovação [de deputados] maior e não teve. Essa é a avaliação dela, eu entendi perfeitamente”, afirmou Botelho à imprensa.

A nova legislatura terá seis novos deputados – com 18 tendo sido reeleitos. A renovação corresponde a 25%, tratada como baixa, se comparada a 2018, que foi em mais de 50%.

Botelho revelou que, pediu para Janaina continuar atuando junto a Mesa Diretora, para melhorias ao Estado.

“Só chamei ela para trabalhar junto. Está dando certo. Foram reeleitos quase todos os deputados, o trabalho da Assembleia está sendo reconhecido e vamos trabalhar juntos. Vamos ajudar a criar políticas públicas ao governo com menos pobreza e desigualdade social”, disse.

 

Conversa com Mendes e novatos

O atual presidente ainda confessou que chegou a falar rapidamente com o governador Mauro Mendes (União) sobre a Mesa Diretora. Botelho tem intenção de permanecer no cargo, e disse que quer conversar com os novatos antes de intensificar as articulações.

“Ele [governador] perguntou como estava e eu disse que agora a gente começou algumas conversas. Ainda há um período longo, temos quase quatro meses [até a eleição]. Temos que conhecer os novos deputados”, disse.

A conversa com nova legislatura deve ocorrer junto ao governador após o dia 30 de outubro, quando é realizado o segundo turno das eleições presidenciais.

“Vamos esperar acabar a eleição e nos encontrarmos com os novos deputados junto com o governador”, disse Botelho.

Fonte: MidiaNews