Um levantamento da pasta da Segurança Pública de Mato Grosso (SESP) apontou que entre os meses de janeiro e agosto deste ano as equipes das forças policiais tiraram de circulação mais de 20 mil toneladas de entorpecentes. Com isso, desde 2020, houve um aumento superior a 190%, quando foram apreendidos pouco mais de 10 mil toneladas.
Somente nos primeiros cinco meses do ano, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu 6 toneladas de drogas, um aumento de 16,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram retiradas de circulação 5,2 toneladas.
Entre as principais drogas apreendidas estão as substâncias análogas à maconha, o cloridrato e a pasta-base de cocaína.
Uma das principais apreensões aconteceu no mês de agosto, quando os policiais apreenderam pouco mais de 440 kg de cocaína na cidade de Poconé (a 109 km de Cuiabá). Ao todo, a carga, que estava dividida em 12 fardos, foi avaliada em quase R$ 11 milhões. Durante a ação, um homem foi preso.
Já no mês de março, os agentes apreenderam 165 quilos de substância análoga à cocaína na rodovia MT-388, na cidade de Porto Esperidião (a 322 km de Cuiabá). A carga foi avaliada em mais de R$ 4,1 milhões.
O comandante do Gefron, tenente-coronel PM Fábio Ricas, ressalta a atuação do grupo na segurança da fronteira e os investimentos que vêm sendo realizados.
“Estes resultados positivos são atribuídos aos investimentos feitos pela Sesp, como equipamentos novos, viaturas e radiocomunicadores, melhorando a qualidade e as condições de serviço dos agentes que atuam na área de fronteira”, explicou.
Fonte: HiperNotícias