O Terceiro Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso promoveu, na noite desta segunda-feira (17.10), em Cuiabá, solenidade alusiva à celebração dos 33 anos da unidade. O aniversário do maior Batalhão do Estado contou com a inauguração de um complexo multiuso e homenagens a policiais militares e autoridades civis.

O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, presidiu a solenidade e parabenizou todo o efetivo do Batalhão, responsável pelo atendimento à comunidade de mais de 100 bairros em Cuiabá. “É o maior Batalhão de Mato Grosso, que compreende toda a Grande CPA”, destacou. “São 33 anos de muita luta e dedicação desses policiais militares, que estão sendo homenageados nesta solenidade”, contemplou o coronel Mendes.

Para a comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Hadassah Susannah Beserra de Souza, a solenidade de comemoração do aniversário é uma visita à história da unidade. “É uma data a ser comemorada e para valorizar a história dos nossos policiais militares, que carregam este batalhão nas costas diariamente. Hoje, homenageamos nossa tropa, ex-comandantes e todos os que passaram com relevância por este Batalhão”, afirmou.

Durante o evento, foi inaugurado o complexo multiuso do 3º BPM, para abrigar o Projeto Crescer, que levará a prática esportiva para crianças e adolescentes, nas modalidades futebol, boxe, capoeira e xadrez. O projeto pretende atender crianças de sete a 11 anos, com 100 vagas por modalidade.

Sobre o novo complexo, o coronel Mendes enfatizou a importância da aproximação da instituição com a sociedade. “A Polícia Militar atende mais de 10 mil crianças com projetos sociais, em todo o Estado e, aqui no 3º Batalhão, não será diferente com este complexo multiuso. Aser utilizado nas diversas modalidades esportivas para crianças e adolescentes da comunidade”, completou.

A comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Hadassah, enfatiza que o grande objetivo do complexo multiuso é “reunir crianças e adolescentes da comunidade, ocupando o tempo deles no contra turno escolar para desenvolver novas atividades e habilidades, pois nós, da Polícia Militar, também somos influenciadores para levarmos esses jovens a um caminho melhor”.

A solenidade contou com a apresentação de um selo comemorativo, lançado em parceria com os Correios, remetendo à história e tradição do Batalhão. Além disso, o efetivo da unidade, bem como autoridades militares e civis foram homenageados no evento. Os contemplados receberam a moeda honorífica do 3º BPM, por relevantes serviços prestados à unidade, à Polícia Militar e à segurança pública de Mato Grosso.

História

A antiga 1º Companhia da Polícia Militar foi elevada à condição de Batalhão em 04 de outubro de 1989, por meio do decreto nº 1935, assinado pelo então governador Carlos Gomes Bezerra, tornando-se o 3º Batalhão da PMMT.

Atualmente, possui em seu efetivo 219 policiais militares e tem sob sua subordinação sete companhias de Polícia Comunitária e um Grupamento de Apoio, que atuam em uma área extensa, composta por mais de 100 bairros e comunidades rurais de Cuiabá.

Fonte: PM MT